Aproximação de meme e figura pública é assunto discutido no XV SIMCOM

Máyra Christina e Julia Lago

 

A aproximação do meme e da figura pública no cenário político é assunto discutido no Grupo de Trabalho 4 – Comunicação e Política no XV SIMCOM (Simpósio de Comunicação), que ocorreu em uma transmissão na última quarta-feira (24), pelo aplicativo Zoom. O trabalho desenvolvido pela aluna Jéssica Bastos, do PPG-ECCO da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), trouxe reflexões a respeito das tipificações dos memes na discussão política, com foco no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a utilização da sua imagem. 

A discente relata que o meme é utilizado fortemente como ferramenta para influenciar no pensamento e no comportamento dos interlocutores, e que sua interpretação mais simples, como uma piada, parece retirar dessas peças a exigência e o compromisso com a verdade dentro de um discurso público. Além da Jéssica, mais três discentes ainda apresentaram seus trabalhos durante a transmissão, abordando temas relacionados com a comunicação e a política no cenário atual.  O debate também contou com a contribuição das professoras Camila Tavares e Isabelle Mitoso, que coordenaram o grupo e trouxeram considerações pertinentes a respeito do assunto.

 

Serviço:  

O GT 4  – Comunicação e Política foi coordenado pelas professoras Dra. Camilla Tavares e Dra. Isabele Mitozo, ambas também são coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Sociedade e Política, o COPS. Veja quais foram os artigos apresentados hoje e para saber mais da programação acesso o site do SIMCOM

 

Sessão 1

Coordenadoras: Camilla Tavares e Isabele Mitozo

Comunicação política e pandemia
Autores Título do Trabalho

Cristiane Sinimbu Sanchez 

Karina Pierin Ernsen Alves

A retórica da desinformação: análise do discurso sobre Covid-19 no YouTube

Otávio Temóteo de Oliveira Neto

Carolina Dantas de Figueiredo 

Controvérsia Online no Twitter como Resultado da Politização da Coronavac
Estratégias discursivas da política
Carlos Augusto de França Rocha Júnior Neopopulismo: Política como espetáculo e mercadoria na indústria cultural
Jessica Bastos Tipificação e memes: os significados na desconstrução de Dilma Rousseff

 

Sessão 2

Coordenadoras: Camilla Tavares e Isabele Mitozo 

Debatedora: Michele Massuchin (UFPR)

Autores Título do Trabalho
Mídia e Política
Afonso Ferreira Verner A disputa pelas capitais nordestinas em 2020: da presença digital aos gastos de campanha
Regilson Furtado Borges A presença dos três principais candidatos ao governo do Maranhão em jornais estaduais
Campanhas on line
Luana Fonseca WhatsApp como ambiente de campanha: uma análise dos links compartilhados nos grupos de apoio ao candidato Assis Ramos de Imperatriz – MA

Joilson dos Santos Barros

Isabele Mitozo 

O fluxo de informação eleitoral em grupos públicos no whatsapp em 2020, em Imperatriz

Maria Carolina Nascimento de Sousa

Isabele Mitozo

As características do eleitorado com acesso a conteúdo de

Campanha pela ferramenta whatsapp em 2020, em Belo Horizonte

 

 

 

Leia Também