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Máyra Christina e Julia Lago
A aproximação do meme e da figura pública no cenário político é assunto discutido no Grupo de Trabalho 4 – Comunicação e Política no XV SIMCOM (Simpósio de Comunicação), que ocorreu em uma transmissão na última quarta-feira (24), pelo aplicativo Zoom. O trabalho desenvolvido pela aluna Jéssica Bastos, do PPG-ECCO da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), trouxe reflexões a respeito das tipificações dos memes na discussão política, com foco no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a utilização da sua imagem.
A discente relata que o meme é utilizado fortemente como ferramenta para influenciar no pensamento e no comportamento dos interlocutores, e que sua interpretação mais simples, como uma piada, parece retirar dessas peças a exigência e o compromisso com a verdade dentro de um discurso público. Além da Jéssica, mais três discentes ainda apresentaram seus trabalhos durante a transmissão, abordando temas relacionados com a comunicação e a política no cenário atual. O debate também contou com a contribuição das professoras Camila Tavares e Isabelle Mitoso, que coordenaram o grupo e trouxeram considerações pertinentes a respeito do assunto.
Serviço:
O GT 4 – Comunicação e Política foi coordenado pelas professoras Dra. Camilla Tavares e Dra. Isabele Mitozo, ambas também são coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Sociedade e Política, o COPS. Veja quais foram os artigos apresentados hoje e para saber mais da programação acesso o site do SIMCOM.
Sessão 1 Coordenadoras: Camilla Tavares e Isabele Mitozo |
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Comunicação política e pandemia | |
Autores | Título do Trabalho |
Cristiane Sinimbu Sanchez Karina Pierin Ernsen Alves |
A retórica da desinformação: análise do discurso sobre Covid-19 no YouTube |
Otávio Temóteo de Oliveira Neto Carolina Dantas de Figueiredo |
Controvérsia Online no Twitter como Resultado da Politização da Coronavac |
Estratégias discursivas da política | |
Carlos Augusto de França Rocha Júnior | Neopopulismo: Política como espetáculo e mercadoria na indústria cultural |
Jessica Bastos | Tipificação e memes: os significados na desconstrução de Dilma Rousseff |
Sessão 2 Coordenadoras: Camilla Tavares e Isabele Mitozo Debatedora: Michele Massuchin (UFPR) |
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Autores | Título do Trabalho |
Mídia e Política | |
Afonso Ferreira Verner | A disputa pelas capitais nordestinas em 2020: da presença digital aos gastos de campanha |
Regilson Furtado Borges | A presença dos três principais candidatos ao governo do Maranhão em jornais estaduais |
Campanhas on line | |
Luana Fonseca | WhatsApp como ambiente de campanha: uma análise dos links compartilhados nos grupos de apoio ao candidato Assis Ramos de Imperatriz – MA |
Joilson dos Santos Barros Isabele Mitozo |
O fluxo de informação eleitoral em grupos públicos no whatsapp em 2020, em Imperatriz |
Maria Carolina Nascimento de Sousa Isabele Mitozo |
As características do eleitorado com acesso a conteúdo de Campanha pela ferramenta whatsapp em 2020, em Belo Horizonte |
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