Após reclamações de falta de imunizantes, João Lisboa avança na vacinação contra a Covid-19

Repórteres: Igor Aguiar e  Michaell de Sousa

O município de João Lisboa (MA) está avançando na vacinação da população contra a Covid-19. Nesta semana, a cidade imunizou os moradores de 25 anos ou mais. Ao todo, segundo o último boletim municipal, 8.838 pessoas receberam a primeira dose enquanto a segunda já foi aplicada em 4.051 pessoas, totalizando 13.736 doses. 

A última remessa recebida da vacina, no dia 12 de agosto, foi de exatas 1.391 doses, a maior até o momento. Em 27 de junho a cidade chegou a receber uma remessa de apenas 50 doses do imunizante, o que gerou revolta nos moradores, que passaram a cobrar ação do executivo municipal para acelerar a vacinação. 

Em visita à São Luís, prefeito Vilson Soares busca recurso para saúde de João Lisboa

Após a repercussão negativa, o prefeito Vilson Soares esteve com o secretário de estado da saúde, Carlos Lula, em São Luís, para tratar da situação da saúde pública de João Lisboa. Em um vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura, Vilson argumentou que a cidade tem hoje uma grande distorção entre o número atual de habitantes e os dados cadastrados no IBGE, que são de 2010, e isso tem prejudicado o recebimento de vacinas, que são distribuídas de acordo com a população de cada município. “Após colocar essa situação para o secretário, ele nos garantiu que a partir das próximas remessas teremos um aporte maior de vacinas, que vai permitir que possamos ofertar pro nosso povo esse direito de acesso a vacina do Covid”, declarou o prefeito. 

Outra reclamação dos moradores era a necessidade de buscarem um agente de saúde do bairro para conseguirem se cadastrar para receber a vacina, o que causava mais lentidão ao andamento da vacinação. Atualmente o município utiliza a campanha Dia “D” de Vacinação, que não necessita o pré-cadastro. No dia D, basta comparecer ao local indicado pela Secretaria de Saúde com documentos pessoais e comprovante de residência para receber a senha e sair imunizado.