2022 consolida Home Office como oportunidade de trabalho, mas há exceções

O trabalho de Home Office tem suas vantagens e desvantagens, levando-se em conta a facilidade associada à praticidade que é trabalhar de casa em qualquer setor que precisa ser reinventado. No comércio, a área que mais teve impacto foi a do atendimento ao público com tudo que aconteceu nesses últimos anos. Pandemia, reinvenção do comércio, migração dos fornecedores de quaisquer setores para o delivery e vendas online. Já outras indústrias até hoje não conseguiram se adequar à essa modalidade, como as de venda de consórcio e cartas de crédito.

Juliana Evangelista, que trabalha em uma concessionária, opina que a única vantagem no home office é apenas a de ficar em casa. Em outros aspectos, acredita que existe muita desvantagem, pois, os clientes não confiam em contratar serviços de forma online. A confiança estaria, segundo Juliana, no “olho a olho, presencial”, algo que hoje em dia se torna um pouco mais difícil para quem busca praticidade e comodidade em poder resolver suas coisas de casa.

“A perda da presença física junto ao cliente gera de certa forma um medo. Realizar um pix, ou pagar o boleto pelo aplicativo do banco e em seguida realizar a assinatura via digital, para efetuar a compra, tem consumidores que não confia. Assim, a perda de cliente se torna mais recorrente do dia a dia, por isso a desvantagem”, lamenta a vendedora Juliana, que ao mesmo tempo reconhece as facilidades que o Home Office pôde trazer aos prestadores de serviço.

Precaução- Já para outros profissionais, como Ricardo Moreira, que oferece aulas de inglês virtual para uma escola, as vantagens de trabalhar em casa são maiores. Corre-se menos riscos de ficar doente, os gastos com transporte para se locomover até a residência de seus alunos e alimentação são minimizados, além
da vantagem de estar no conforto de casa. Diz ele “que se sente até mais disposto e seguro em realizar suas aulas”.

A auxiliar de marketing Luana Silva compartilha do mesmo pensamento positivo sobre o Home Office, que é o de poder se resguardar durante o pós pandemia da Covid-19. “Eu vejo como um lado bom, pelo fato de não correr risco de sair de casa e ficar exposta ao vírus que mesmo após a vacina ainda flutua no nosso dia-dia”, declara ela.

Seja o trabalho ou atividades escolares, as vantagens e desvantagens dependem da qualidade e bem estar de cada pessoa. O melhor é sempre buscar algo que deixe o profissional mais confortável possível para exercer os papéis dados pela empresa ou escola.