Vida em pauta: a relação amistosa do líder comunitário Pedro Ambrósio e a rádio Maranhão do Sul FM

Como fundador da rádio comunitária Maranhão do Sul, o locutor também atuou na consolidação da feirinha do Bom Sucesso

Repórter: Luana Bandeira.

(Pedro Ambrósio é casado(a), agricultor de 77 anos e nasceu em União-PI. Foto: Luana Bandeira)

O empresário e líder comunitário, Pedro dos Santos Ambrósio, fundou no ano de 1998 a companhia Asa Norte, atualmente conhecida como rádio comunitária Maranhão do Sul FM 106, 3. O estúdio de transmissão fica localizado na Rua Raimundo de Moraes, 578, no bairro Bom Sucesso, em Imperatriz. A rádio conta com uma extensa grade de programação direcionada a veiculação musical, além de divulgar notícias, avisos e promoções para os moradores. O que torna a relação amistosa entre o proprietário Pedro e a rádio comunitária é o fato da marcada luta e resistência que o radialista enfrentou para consolidar o local e dar voz à comunidade.

Tudo começou em 1985, quando Pedro Ambrósio e alguns moradores formaram uma associação chamada Asa Norte-Bom Sucesso. Neste mesmo ano ele também fundou a grande feira livre comunitária (atualmente conhecida como feirinha do Bom Sucesso), e que hoje é o maior centro comercial aberto do Maranhão no domingo. Em 1998, surgiu a ideia de criar a Rádio Comunitária Maranhão do Sul 87.9 O nome fantasia, por sua vez, é alusivo a campanha do Movimento para criação do Estado do Sul do Maranhão. Em 2007 a Rádio Maranhão do Sul foi outorgada e autorizada.

Para o líder comunitário, a caminhada até aqui não foi fácil. Ele lembra como se fosse ontem os grandes desafios que enfrentou para dar vida ao projeto que hoje ecoa vozes e alcança vários lares. “No início foi extremamente difícil, principalmente, porque a criação da rádio comunitária maranhão do sul foi em um período de grandes disputas e perseguições políticas. Eu sofri demais com isso, tinha gente que apoiava e tinha outras que fazia de tudo para a ideia não seguir adiante, foi muito doloroso e burocrático, mas agora estamos aqui e a comunidade gosta”, afirma.

 Hoje com 77 anos, o também agricultor foi candidato do PSC para Vereador em Imperatriz. Pedro Ambrósio obteve 643 votos mas não foi eleito nas eleições de 2016. Além da rádio comunitária e feirinha do Bom Sucesso, outra iniciativa do líder comunitário foi a “Voz”, um sistema de alto-falantes instalados na rua Raimundo de Morais, conhecida como “Rua do Peixe”. A Lei nº 9.612, de fevereiro de 1998, prevê o serviço de Radiodifusão Comunitária no Brasil e institui que a rádio deve operar em frequência modulada, com baixa potência e cobertura restrita.