Trilha Jovem une aventura e espiritualidade na Serra do Estrondo

Comunidade Católica Shalom realiza trilha em Axixá para jovens de Imperatriz

Sebastião Rocha

Localizada a 45 km de Imperatriz, a Serra do Estrondo em Axixá (TO) é o local escolhido por muitos jovens e adultos em busca de aventura e de um lazer diferente. Pensando nisso, a Comunidade Católica Shalom, de Imperatriz, organizou no último domingo (28) de abril a Trilha Jovem, que levou cerca de 60 pessoas para viverem essa experiência.

A Serra do Estrondo é o principal ponto turístico da cidade de Axixá, atraindo muitos praticantes de escalada, ciclismo, voo livre, rally, bem como ecoturistas e turistas em peregrinação religiosa. Com altitude de 443 metros, o trajeto até o topo dura cerca de 45 minutos, local onde pode-se ter uma visão panorâmica da cidade abaixo.

Bruno Nunes, missionário da Comunidade Católica Shalom e responsável pela organização da trilha, explica que a ideia do evento surgiu a partir da percepção que a secretaria jovem (setor que organiza ações para a juventude) da comunidade teve sobre o público jovem de Imperatriz. “Tem jovens que são sedentários e outros não. Aqui tem muito esse gosto pelo skate, tem pessoas que gostam de andar de patins, de bicicleta, trilhas. Então, a gente decidiu fazer esse movimento para ir para a Serra do Estrondo, em Axixá. E teve muita adesão”, comenta.

Cerca de 60 jovens, adultos e adolescentes participaram de trilha promovida por Comunidade Shalom em Axixá/TO (Crédito: Gabriel Cruz)

A trilha é uma proposta tanto para aqueles que já fazem parte dos grupos de oração Shalom quanto para aqueles que são de outros movimentos, de pastorais e para estudantes do ensino fundamental e médio. A divulgação foi feita por meio das redes sociais da comunidade e também em escolas próximas ao centro onde os integrantes se reúnem. Neste ano, participaram jovens, adultos e adolescentes de Imperatriz, de São Miguel (TO), de Sítio Novo (TO) e de Axixá (TO).

O evento foi promovido pela primeira vez em 2019, porém, devido à pandemia de Covid-19, foi impossível realizá-lo no ano seguinte. Voltou a acontecer em 2023 e neste ano, 2024, foi realizada a terceira edição. Flávia Brandão, 26 anos, é técnica de enfermagem e participa da trilha desde o primeiro ano. Ela relata que foi convidada para a primeira edição por uma amiga e logo aceitou o convite: “A primeira vez que eu fui foi porque eu queria muito conhecer a Serra do Estrondo. Só ouvia falar dela e do quanto a paisagem lá de cima é bonita. Foi uma trilha incrível. Conhecer a Serra do Estrondo, ver o sol nascer lá da serra, aquela paisagem encantadora que traz paz ao coração, era tudo que eu precisava, estar em contato com a beleza da natureza me dá vida”.

Estrada pavimentada e três escadas de madeiras auxiliam no trajeto de subida até o topo da Serra do Estrondo (Crédito: Sebastião Rocha)

Bruno explica que a Serra do Estrondo foi escolhida para a trilha por ser a mais próxima e mais conhecida pelo público de Imperatriz, além de ter custo-benefício melhor e propiciar uma boa organização em termos de estrutura. “Nessa trilha, a gente não simplesmente sobe a serra. Fazemos uma oração de entrega antes de ir, quando chega lá na serra, bem no alto, a gente faz um momento de café partilhado, uma pregação de 10 minutos, uma efusão. Depois, um momento de lazer, de koinonia, com várias brincadeiras”, destaca o missionário. Ele se refere a um termo de origem grega que significa comunhão.

ATIVIDADES FÍSICAS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente. A OMS recomenda a prática regular de atividades físicas, visto que elas proporcionam vários benefícios para a saúde, como: diminuição da incidência de hipertensão, de alguns tipos de cânceres, do diabetes tipo 2, melhora a saúde mental (redução dos sintomas de ansiedade e depressão), a saúde cognitiva e o sono.

A subida à serra teve início às 5 horas da manhã. O trajeto conta com o caminho inicial pavimentado com paralelepípedos, seguido de uma estrada de terra com formações rochosas e três escadas até chegar no terreno plano. Rodrigo Bandera, 18 anos, participou pela segunda vez e comenta que: “Foi um pouco cansativo, tive um pouco de dificuldade para subir, mas consegui, foi uma experiência muito boa, gostei demais”.

Caminhada, oração e competições entre equipes aumentam interação entre os participantes e marcam trilha (Crédito: Sebastião Rocha)

A Trilha Jovem teve, também, um café comunitário, seguido de um momento breve de oração e a organização de jogos e brincadeiras entre os participantes, fomentando o lazer e a atividade física. Além desse evento, a comunidade Shalom também promove o Acamp’s, um acampamento de jovens durante as férias escolares. Bruno salienta que pretende iniciar um grupo de jovens, intitulado Last Drop, a partir dos trilheiros. Ele afirma: “A trilha é um preparativo para o acampamento”.