Vacina para Covid-19 não apresenta risco para grávidas

91% das mulheres voluntárias sentiram apenas dor no local onde foi aplicada a dose

Um estudo recente da JAMAS Pediatrics publicado em março deste ano com 17 mil mulheres, incluindo grávidas confirma que a vacina para a Covid-19 é segura para gestantes e puérperas. A pesquisa americana teve a participação 44% de mulheres grávidas e 38% mulheres que estavam amamentando.

a Especialista e integrante do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) Gisele Zuvanov Casado fala sobre a relevância da imunização contra a Covid-19 para essas pessoas.

A vacina não tem riscos para mulheres que estão na gravidez ou amamentando, pelo contrário a dose imunizante protege contra eventuais problemas. Segundo as pesquisas grávidas relataram ter medo de tomar por medo de trombose, mas os riscos de trombose sem a vacina são ainda maiores. “Sempre frisamos que o risco desses danos é ainda maior se elas contraem o novo coronavírus. Por isso, sempre pedimos para se vacinarem, pois assim como esse estudo mostra, elas não vão enfrentar problemas e nem seus bebês vão ser prejudicados.” Afirma Gisele

Ademais, as pesquisas quiseram saber como essas mulheres se sentiram depois da vacinação, 62% receberam a vacina da Pfizer, 91% das mulheres sentiram apenas dor no local onde foi aplicada a dose, 31% relataram fadiga e 25% das voluntárias relataram febre.