Vacina contra gripe H1N1 é liberada para todos imperatrizenses

(Foto: Patrícia Araújo)

Texto: Paula Pacheco e Soraya Santos

Nesta terça-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, liberou a imunização contra a gripe H1N1 para toda a população. A campanha de vacinação, que ocorre desde o mês de abril, era destinada inicialmente às crianças como público prioritário.

A influenza (gripe H1N1) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissão. De acordo com Informe Técnico da 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a estratégia de vacinação foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A aplicação das vacinas está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, UBS’s do município. As pessoas podem ir durante a semana de segunda a sexta no horário das 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h, portando sua carteirinha de vacinação e com uso de máscara. Devido a pandemia da Covid-19, as ações obedecem às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a transmissão do vírus. 

A Secretaria não divulgou o número de doses dos imunizantes disponíveis, mas, informou que as doses são limitadas. A informação foi confirmada pela agente comunitária de saúde Edilena Silva, da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Lobão.

COVID-19

Ainda segundo o informe, a vacinação contra a influenza busca prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, e reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. A campanha da vacinação contra a H1N1 acontece no mesmo período de imunização da Covid-19. 

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o intervalo de 15 dias de uma vacina para outra.