UFMA recebe palestrante sobre empreendedorismo e educação antirracista

Eduarda Anchieta

Foto: Professora Dra. Michelly Carvalho. Palestra de Rogério Aparecido sobre empreendedorismo e educação antirracista na UFMA (08/11/23)

Rogério Aparecido Silva é professor e mestre em gestão do conhecimento e tecnologia da informação. A palestra sobre empreendedorismo e educação antirracista foi realizada hoje na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), campus Imperatriz, para os alunos de jornalismo da instituição. O professor foi convidado a conduzir a palestra a partir de uma ponte feita pelo núcleo de pesquisa Maria Firmina dos Reis, em que os principais assuntos abordados são gênero e raça, e o Centro de Cultura Negra Negro Cosme, onde pautas antirracistas são muito debatidas. Rogério irá participar do torneio nacional de ping pong em que a cidade será a sede e aproveitou a oportunidade para passar seus conhecimentos aos alunos.

A palestra contou com conselhos e dicas para quem deseja criar um negócio de sucesso e precisa de um incentivo. O orador dividiu a sua apresentação em duas partes, onde a primeira foi contando e contextualizando toda a sua história, passando por diversas situações racistas, e depois a sua caminhada ao prestígio. Em seguida as instruções de empreendedorismo aos estudantes começaram a ser abordadas. A segunda seção foi repassada aos alunos em 5 tópicos, classificados como “Mentalidade P-R-E-T-A”, a característica teve essa denominação como forma de homenagear as primeiras empreendedoras do Brasil, que eram mulheres pretas e escravizadas, do período colonial.  “Eu poderia colocar essas letras em qualquer ordem, mas escolhi essa para fazer essa homenagem”, relata ele.

Os 5 pilares representam cada letra da palavra “P-R-E-T-A”. De forma inicial, ele menciona o planejamento (P) e a necessidade de haver ele, para que um negócio de sucesso seja desenvolvido. Após isso, ele expõe a importância de manter bons relacionamentos (R) na sua vida de empreendedor, o network é imprescindível pois “ninguém faz nada sozinho na vida”, afirma o professor. Em seguida, relata que a expectativa (E) precisa ser controlada, pois o dinheiro não será conquistado facilmente, e com ele em mãos, é necessário a gestão de finanças para que a empresa consiga se manter com bons resultados. Posteriormente, Rogério comenta que o talento (T) é um recurso necessário para conduzir uma firma, e ir atrás do conhecimento para progredi-lo, é preciso. Por fim, o emissor reforça a importância da autodisciplina (A), onde irá gerir o tempo da melhor maneira, ter autocontrole e resiliência para conseguir alavancar o seu empreendimento.

Ainda na palestra, o professor comenta sobre o racismo algorítmico, onde os sistemas de softwares reforçam estereótipos e preconceitos contra a pessoa de pele preta. Ele destaca que essa é uma área de estudo muito rica, onde os algoritmos, que foram programados por pessoas brancas, não identificam a pele negra. “É necessário termos cada vez mais programadores conscientes. Não precisa ser negro, precisa ser antirracista. Combater o racismo não é só do negro, é papel de cada um de nós”, finaliza o professor

Rogério Aparecido também é escritor, e lançou o seu primeiro exemplar, com título de “O poder da mentalidade preta nos negócios”. Adquira a obra: https://www.amazon.com.br/PODER-MENTALIDADE-PRETA-NOS-NEG%C3%93CIOS-ebook/dp/B0BN4K5KD6