UFMA participa de evento que reúne pós-graduação em comunicação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

A segunda edição do PesquisaCom: Seminário Interprogramas em Comunicação das regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste traz duas grandes novidades este ano: a presença da região Centro-Oeste e a apresentação das pesquisas dos discentes em três rodas de conversa. O evento, totalmente virtual e gratuito, é uma continuação do trabalho iniciado no ano passado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Você pode se inscrever como ouvinte em toda a programação: https://www.even3.com.br/pesquisacom2/.

O II PesquisaCom reúne 16 programas de pós-graduação e 68 grupos de pesquisa ligados às universidades públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No primeiro dia (16.06), haverá a conferência de abertura com o Prof. Dr. Maurício Ribeiro, Presidente da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) com o tema Para onde caminha a pós-graduação em Comunicação no Brasil, seguida de uma mesa redonda e debate. As tardes dos três dias de evento, assim como as manhãs da quinta e da sexta, serão preenchidas com breves apresentações de todos os grupos de pesquisa inscritos, sempre das 14h às 18h, no turno vespertino, e das 9h às 12h, no turno matutino.

Já as rodas de conversa estão divididas nas três noites do evento, das 19h às 21h, sendo a primeira Comunicação e decolonialidade. Neste dia, oito alunos previamente selecionados irão apresentar brevemente suas pesquisas de mestrado ou doutorado. Em seguida, haverá tempo para os demais participarem com comentários sobre as pesquisas apresentadas ou mesmo relatos de suas próprias pesquisas.

No segundo dia (17.06), a roda de conversa terá o tema Comunicação e pandemia e contará com a apresentação de seis discentes. A terceira roda encerra o evento (18.06) com a temática Informação, desinformação e incomunicação. Seis alunos irão trazer suas respectivas pesquisas para a sala. Lembrando que os relatos de pesquisa foram selecionados numa etapa prévia de inscrição, privilegiando a diversidade de estados na intenção de visibilizar o que tem sido feito nas diferentes universidades das regiões participantes. Os relatos iniciais selecionados para cada noite serão apresentados em blocos definidos pelo moderador da noite.

O II PesquisaCom tem a finalidade de ampliar o diálogo inter-regional a partir do momento em que visibiliza e possibilita a troca de objetos de estudo, temáticas e metodologias desenvolvidas nessas regiões do país. Fortalecer a produção acadêmica e estreitar parcerias em publicações, pesquisas e atividades de ensino e extensão fazem parte deste projeto que já entrou para o calendário acadêmico. O evento conta com a realização do PPgEM da UFRN em parceria com os PPgCOMs da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA – Imperatriz), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A programação completa do II PesquisaCom você confere no site do PPgEM: http://www.cchla.ufrn.br/ppgem/. Não deixe de fazer sua inscrição, é gratuita! Basta clicar no link e preencher os dados solicitados: https://www.even3.com.br/pesquisacom2/.

SERVIÇO

O QUÊ: II PesquisaCom: Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste

QUANDO: 16, 17 e 18 de junho

PARA QUEM: Discentes e docentes da Pós-Graduação (mestrado e doutorado)