UFMA de Imperatriz ganha emissora de rádio e canal próprio de TV Universitária

Foto: Edigeny Barros

Maria Gabriela

 

Foi dada a concessão de emissora de rádio e de TV Universitários do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no dia 17, que serão conduzidos pelo Curso de Jornalismo. O acordo de colaboração aconteceu entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) e dos Ministérios da Educação e das Comunicações. 

 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), por meio do Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes (Cogecom) também apoiou a resolução. Segundo o Cogecom, o acordo de parceria com a EBC foi assinado por 31 universidades federais. 

 

Em entrevista, o diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo, afirma que a concessão é um marco histórico não apenas para a comunicação da UFMA, mas também de toda a Região Tocantina, “essa rádio e essa TV vão trabalhar com uma programação baseada justamente em tudo o que ocorre na região, de eventos acadêmicos, culturais, divulgando as questões regionais. E vem para nos brindar! Nós que temos um curso muito forte de Jornalismo, mestrado em comunicação.”

 

O vice-coordenador do Curso de Jornalismo Marcus Tulio Lavarda acredita que a implantação de uma rádio e televisão universitária em Imperatriz vai muito além do curso. “Embora sejam da UFMA, ambos não estão vinculados ao Curso de Jornalismo. Podemos estabelecer parceria contribuindo com a rádio e a tevê por meio dos produtos realizados em nossas disciplinas”, diz. Ele ainda acrescenta que a assinatura de outorga foi um grande passo dado e contribui para a abertura de caminhos viáveis para o processo de implantação.  

 

A TV e rádio universitárias são produzidas por professores e alunos das universidades, públicas ou privadas, a partir das aprendizagens adquiridas nos cursos. Contém assuntos de interesse público, servindo como meio de compartilhar o conhecimento acadêmico e científico com o público, além de atender à demanda dos seus diversos telespectadores. O estímulo à participação nas produções e distribuição do material contribui para a educação, pesquisa e cultura, ampliando o acesso à informação.