Sistema web desenvolvido pelo IFMA incentiva detentos a ler e diminuir sua pena em presídio de Davinópolis

Texto de Solange Oliveira e Lívia Santos

Fotos de Lívia Santos

“Liberdade em Letras” é o nome do protótipo de sistema web projetado por alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus de Imperatriz e que está sendo implementado na unidade prisional de ressocialização de Davinópolis, a unidade comporta aproximadamente 158 detentos. O sistema é uma adaptação digital do projeto “remição pela leitura”, que já existe em todas as penitenciárias do Brasil, e prevê a diminuição dos dias de reclusão dos detentos que cumprirem uma meta de leitura.

O projeto iniciou em agosto de 2023 e está sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Sob a coordenação da professora e doutora Neliane Raquel Macedo e colaboração dos docentes Luiz Carlos Silva de Assuncao e Cirano Melo Pinheiro.

Participam ainda nove estudantes de nível médio e superior, incluindo bolsistas e voluntários. O sistema web “é um projeto estratégico do IFMA com a Fapema com bolsas a vários outros projetos”, reforça a coordenadora Neliane.

Projeto é desenvolvido no IFMA de Imperatriz e tem apoio da Fapema

Sistema web: funções e objetivos

O sistema web ficará disponível para o público em geral, onde terão acesso somente aos livros e sinopses. Já para os detentos, uma aba será destinada somente para eles. Onde devem realizar um cadastro acessar com e-mail e senha padrão, criados pela própria coordenação da unidade prisional. Além disso, terá uma aba específica para a produção das resenhas de forma digital, com exemplos de textos aprovados e instruções de como escrever uma boa resenha. A resenha é entregue para a professora que acompanha os detentos e depois entregue para o diretor da unidade prisional Anderson Silva de Araújo e por último para a comissão organizadora que avalia as resenhas. As que passarem na avaliação terá a remição de quatro dias da sua pena total.

Logo após o cadastro, os detentos terão acesso a doze (12) livros, pois o intuito do projeto  é que o detento leia um livro por mês durante o ano, não podendo repetir a leitura. Para as pessoas em cárcere será possível  acompanhar o seu progresso na leitura. Os criadores do projeto priorizam os  livros de literatura clássica nacional, um dos autores já disponível no protótipo do sistema web é  Machado de Assis. A equipe tem escolhido catalogar livros de domínio público levando em consideração a lei de direitos autorais (Lei 9610/98).

Como vai funcionar?

Primeiro, os detentos passam por uma seleção, feita pela própria unidade prisional. E só podem participar do projeto aqueles que sabem ler e escrever. A unidade prisional de Davinópolis possui atualmente seis computadores, que ficam instalados na sala de estudos, específicos para aqueles que não terminaram o nível de escolaridade. Os computadores são programados, visando o controle dos conteúdos que podem ser acessados pelos detentos.

A bolsista Gilvânia Elen Costa Frazão do curso de ciência da computação acredita que o projeto tem impacto social positivo. “Na ressocialização das pessoas privadas de liberdade, além de poder dar a elas uma oportunidade de aprender mais e facilitar a sua integralização na sociedade”.

No dia 20 de outubro de 2023 haverá uma reunião de alinhamento para marcar a data definitiva de lançamento do sistema web. Ele ainda está em fase de prototipação e decodificação, a fase de teste está prevista para a primeira semana de dezembro de 2023.

Serviço:

• O que? Sistema Web
  • Quando? Início em agosto e e lançamento oficial em dezembro de 2023
  • Onde: Unidade prisional de Davinópolis
  • Como participar? Por meio de link e cadastro no sistema.