SIMCOM – MINI CURSOS

Conheça os mini cursos disponíveis no SIMCOM deste ano e seus palestrantes.

Comunicação e mercado de moda digital: as transformações hoje e os impactos amanhã

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Designer de Moda pelo Centro Universitário Uninovafapi. Trabalha há 13 anos com comunicação e suas vertentes. Acumula experiência em jornalismo, moda, design, branding e gestão de comunicação para eventos. Tem especialização em Marketing Digital e MBA em Marketing. Já realizou consultorias para marcas piauienses, atuou como coordenador de conteúdo digital na agência Ícone Comunicação, como professor universitário e hoje é Head de comunicação no grupo LADO (SP).

Yuri Ribeiro (Produtor de moda SP)

Foto/edição com celular: guia completo

Fotógrafo profissional com conhecimento dos recursos da câmera fotográfica e aplicativos de edição em smartphones com ferramentas disponíveis para capturar e editar imagens com qualidade, criatividade e eficiência. No 5º Simcom, em 2011, o jornalista e fotógrafo Antonio Wagner foi premiado em primeiro lugar na categoria fotografia. Ele conta que estava passeando e fazendo alguns registros de fotojornalismo, se deparou com uma cena que lhe chamou atenção do beco da baiuca, acabou fazendo um “clique”, submeteu ao evento e conseguiu primeiro lugar. “Já havia ganhado alguns prêmios de fotografia no aniversário da cidade, em 2008, 2009, 2010. Mas, o da UFMA me marcou muito porque o prêmio na época era um tablet, para 2011 era uma revolução ganhar esse prêmio, era um sonho de consumo na época”, afirma Wagner. Para o jornalista, participar do simpósio possui relevância porque o indivíduo entra de uma forma e sai de outra. Ele ressalta que foi a partir desse momento que poderia seguir o trabalho como jornalista e fotógrafo. Possui uma empresa de comunicação (2ois mkt criativo) e vem se aventurando na comunicação em marketing com empresas da cidade.

Wagner
(Fotógrafo)

Modelo de moda no Instagram: como se posicionar para a câmera

Influencer e modelo imperatrizense, tem se destacado no mundo da moda quando teve a oportunidade de posar para uma renomada marca nordestina de moda, a Dendezeiro, que é originária da Bahia. A marca já vestiu várias celebridades brasileiras famosas, como Juliette, Isis Valverde e Majur.O convite para posar para a Dendezeiro foi um marco importante em sua carreira, já que a marca é conhecida por seu estilo único e por valorizar as raízes culturais do nordeste brasileiro. Com isso, ele teve a chance de representar a cultura nordestina e demonstrar sua paixão pela moda. Além de ser influencer e modelo, Naum Santos Gomes é estudante de jornalismo na UFMA e conhecido nas pistas de dança como Dj Nico Gomes.

Naum Santos Gomes
(Influencer e Modelo)
Tema: Modelo de moda no Instagram

Escrita de Moda: linguagem e produtos para sites e redes sociais

Jornalista premiada e fundadora da “Chitta Revista”, primeiro periódico de moda do Maranhão, fruto de seu projeto de TCC, abriu sua própria microempresa de comunicação. Com o crescimento do mercado digital, ela identificou a oportunidade de atender às demandas de marcas e empresas que buscam se destacar nesse meio com serviços de assessoria de imprensa, produção de conteúdo para redes sociais, estratégias de marketing digital e consultoria em comunicação online.   Sua experiência no mundo da moda é reconhecida pela qualidade e pela atenção aos detalhes. Uma prova que é possível transformar um projeto de TCC em carreira profissional, desde que se tenha determinação, paixão pelo que se faz e visão para identificar oportunidades.

Cássia Castro
(Jornalista)

A influência do TikTok na produção de conteúdo de moda e na popularização das marcas de luxo no Brasil

Comunicóloga e diretora de projetos e criatividade da agência @loba_comunica, uma profissional responsável por liderar e desenvolver estratégias de comunicação para os clientes. Sua função é garantir que as mensagens e campanhas sejam eficazes, impactantes e estejam alinhadas com os objetivos de cada cliente. Por ser uma comunicóloga, possui conhecimentos sólidos em diversas áreas da comunicação, como marketing, publicidade, relações públicas e branding. Ela utiliza esse conhecimento para identificar as necessidades e desejos dos clientes, e traduzi-los em estratégias criativas e eficientes. Ela também estabelece metas, define métricas de sucesso e monitora os resultados alcançados.

Janaína Oliveira
(influencer)

Foto de comida: guia rápido para começar a transformar pratos em arte

Diretora criativa da Canal Grupo responsável por liderar a equipe de criação e desenvolvimento de estratégias visuais para impulsionar negócios e especialista em capturar imagens que destaquem os pratos e a experiência gastronômica para atrair e engajar o público-alvo em diferentes plataformas, como redes sociais e websites. São técnicas de iluminação, composição e edição, que a jornalista utiliza para transmitir a essência e personalidade de cada estabelecimento, fazendo com que suas propostas se destaquem no mercado competitivo da gastronomia.

Daniele Lima
(Jornalista)

Long Forms usando o Elementor

O professor possui uma formação acadêmica sólida, com graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, ele leciona jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no programa de mestrado em Comunicação Contemporânea da UFMA de Imperatriz. Além de sua experiência na área acadêmica, o professor também possui habilidades técnicas, como a criação de formulários usando o Elementor, um construtor de páginas para WordPress que permite criar formulários de maneira rápida. Habilidades que contribuem de maneira efetiva tanto no ensino do jornalismo quanto na aplicação de ferramentas digitais, para melhorar a prática jornalística atual.

Lucas Santiago Arraes Reino
(Professor Universitário)

Moda no Instagram: Como se posicionar e ter um perfil atrativo

Gerencia marcas nas redes sociais há mais de 6 anos, com experiência significativa no campo do marketing digital. Com amplo conhecimento sobre as principais plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, desenvolveu estratégias eficazes para aumentar o alcance e o engajamento das marcas. Sempre acompanhando as constantes mudanças e atualizações nas redes sociais, ajustando as estratégias de acordo com as novas tendências e recursos disponíveis. Isso incluiu a criação de conteúdo relevante e envolvente, gerenciamento de campanhas de publicidade, monitoramento de métricas e análise de dados para avaliar o desempenho das campanhas.

Jessica Torres
(Jornalista)

Como construir caminhos para um bom currículo em Comunicação

Jornalista, Assessora de Imprensa, Mestra em Comunicação pela UFMA e Consultora Acadêmica. Auxilia empresas, instituições e personalidades a se comunicarem de maneira eficiente com os meios de comunicação. Ajudo na elaboração de releases, na organização de entrevistas e eventos, e na construção de uma reputação sólida junto aos veículos de mídia. Como mestra em Comunicação pela UFMA, tem uma sólida formação teórica e prática na área, o que me permite compreender as múltiplas dimensões da comunicação, suas teorias e métodos. Atua também como consultora acadêmica, auxiliando estudantes e pesquisadores no desenvolvimento de suas produções científicas, desde a definição de temas, metodologia até a escrita e formatação do trabalho. Busco oferecer orientação e apoio para que possam alcançar seus objetivos acadêmicos.

Sarah Dantas
(Mestra em Comunicação)