SIMCOM: Celebrando a excelência da Comunicação da Região Tocantina

Confira por onde andam os premiados do SIMCOM, suas conquistas, aprendizados e contribuições no mundo da comunicação.

Por Lara Castro e Sarah Rocha                                                                                  

Participe do incrível Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) e tenha a chance de ser premiado por seu talento e dedicação! O SIMCOM, organizado pelo Curso de Jornalismo da UFMA, Campus Imperatriz, oportuniza submissões de diversos tipos de produtos, como audiovisuais, fotografias, áudios/podcasts, reportagens/entrevistas, livro-reportagem, trabalhos científicos de conclusão de curso, revistas e muito mais.

Comunicado dos organizadores em 2018 (Reprodução Facebook)

O principal objetivo desse evento é reconhecer e estimular os discentes, premiando-os com troféus e incentivando sua evolução tanto na trajetória acadêmica quanto na profissional. Essa premiação traz um significado especial, pois mostra aos alunos que estão no caminho certo rumo ao sucesso em suas carreiras.

O SIMCOM reúne o que há de melhor na comunicação da região, proporcionando um espaço de aprendizado e compartilhamento de experiências. Além disso, o evento tem o mérito de trazer à tona as perspectivas regionais e também nacionais das práticas do dia a dia. Como explica o jornalista João Marcos, “o jornalismo é contemplado em vantagem maior no sul do país, mas o evento tem essa proposta de trazer o olhar da região tocantina dentro desse espectro do jornalismo e da comunicação social, que envolve marketing, publicidade e moda”.

Confira alguns produtos premiados, por onde andam seus autores. Esses talentosos profissionais foram reconhecidos no evento por sua excelência e estão trilhando caminhos brilhantes em suas carreiras.

Revista Encantaria

A revista foi produzida pela estudante e auxiliar de Marketing, Kellyane Costa. Ela ressalta que o evento promove oportunidades para se desenvolver na carreira acadêmica e profissional. “Essas premiações são muito importantes para te deixar estimulados, para mostrar que teu serviço/trabalho é bem feito, bem produzido e o sentimento de que eu estou fazendo é certo, um trabalho de qualidade”, confirma Costa. A discente trabalha em uma escola particular de Imperatriz, produz arte, cuida de site, tudo que é relacionado a comunicação externa.

Kellyane mostrando sua premiação (Arquivo pessoal)

A Sombra da Gameleira: histórias e memórias da cidade de João Lisboa

O livro-reportagem produzido pelo jornalista João Marcos é resultado de dois anos de pesquisa quando concluiu o curso de comunicação social em 2021, ano em que ganhou a premiação no Simcom. “O reconhecimento no Simcom veio para somar ainda mais nessa obra que tenho apreço e carinho por ter feito ela”, afirma João. Em 2017 participou pela primeira vez, desde esse ano continuou colaborando e pretende comparecer esse ano novamente. O escritor retrata que o simpósio oferece um crescimento coletivo que auxilia as pessoas no mercado de trabalho e pesquisadoras, lugar para se confraternizar e expor pesquisas para serem avaliadas e debatidas. Ele confirma que o trabalho existe e merece reconhecimento.

O projeto foi abraçado pelos João Lisboenses e pela região tocantina que o autor recebeu muitos feedbacks positivos. João atua como escritor de livro-reportagem e trabalha na construção da história da empresa contratada que será lançada daqui dois anos.

João Marcos na mostra do seu livro no XV SIMCOM (Arquivo pessoal)

Fotografia de Antonio Wagner

No 5º Simcom, em 2011, o jornalista e fotógrafo Antonio Wagner foi premiado em primeiro lugar na categoria fotografia. Ele conta que estava passeando e fazendo alguns registros de fotojornalismo, se deparou com uma cena que lhe chamou atenção do beco da baiuca, acabou fazendo um “clique”, submeteu ao evento e conseguiu primeiro lugar. “Já havia ganhado alguns prêmios de fotografia no aniversário da cidade, em 2008, 2009, 2010. Mas, o da UFMA me marcou muito porque o prêmio na época era um tablet, para 2011 era uma revolução ganhar esse prêmio, era um sonho de consumo na época”, afirma Wagner. Para o jornalista, participar do simpósio possui relevância porque o indivíduo entra de uma forma e sai de outra. Ele ressalta que foi a partir desse momento que poderia seguir o trabalho como jornalista e fotógrafo. Possui uma empresa de comunicação (2ois mkt criativo) e vem se aventurando na comunicação em marketing com empresas da cidade.

Podcast Arbozap: um drop de prevenção e informação

O assessor de comunicação, Carlos Alcântara, foi premiado na categoria áudio com o podcast Arbozap: um drop de prevenção e informação.

Ele ressalta que o curso proporciona conhecimento acadêmico e profissional, gera um aprimoramento até mesmo, no perfil pesquisador. “Esse prêmio mudou minha visão como profissional, me deixou mais completo, na verdade, eu tento ser melhor para produzir um produto, alcançar meu público alvo, ter resultados melhores, planejar melhor e pesquisar mais a fundo”, sustenta Carlos. Para ele, ter ganhado a premiação ajudou na hora de trabalhar com público.

Revista Chitta

Pela segunda vez participando, a jornalista Cássia Castro ganha prêmio em decorrência da revista de moda maranhense que foi seu projeto trabalho de conclusão de curso (TCC). “Ter o seu trabalho reconhecido e premiado, é uma sensação incrível de dever cumprido. Meu coração transbordou de felicidade e de gratidão”, conta a jornalista. Ela afirma que o evento promove a sensação de estar apoiando a pesquisa, oportunizando o crescimento individual e coletivo. O prêmio mudou sua visão profissional e enfatizou a certeza que vale a pena todo esforço e dedicação de uma pesquisa e/ou projeto dentro da universidade, sendo desafiador. Recém formada, tornou-se uma micro empresária, trabalha atualmente com comunicação na internet e planeja participar da edição do SIMCOM deste ano e de outros eventos da área da comunicação.

Fotografia com Guilherme Barros

O assessor de comunicação e entusiasta da fotografia e do audiovisual, Guilherme Barros, ganhou na categoria avaliação técnica de fotografia e na categoria aclamação pública, com base no número de curtidas da foto.  “Participar de eventos de jornalismo é uma possibilidade de integração, atualização na formação, além de criar espaços para exposição de trabalhos, como da produção audiovisual/fotográfica”, confirma Guilherme. Hoje ele consegue identificar que a foto premiada na época não ganhou em mais categorias porque deixou a desejar em alguns aspectos. Mas, participar do evento fez gostar ainda mais do universo fotográfico que faz parte do seu dia a dia.

Histórias inspiradoras, não? E prepare-se, que vem aí o SIMCOM 2023!

Para mais informações sobre o Simpósio de Comunicação e as formas de submissão, visite o site oficial do evento ou entre em contato com a organização. Não deixe essa oportunidade escapar, pois esse pode ser o primeiro passo para uma brilhante carreira na área da comunicação. Esteja preparado para se inspirar, aprender e se conectar com os melhores profissionais do ramo. Junte-se a nós no SIMCOM e trilhe seu caminho rumo ao sucesso!

Site SIMCOM 2023: https://eventos.galoa.com.br/simcom-2023/page/2612-inicio

Instagram: @simposiocomunicação

Edição: Débora Maia e Katherine Martins