Um tour pelos grafites da cidade: Confira oito lugares em Imperatriz com desenhos incríveis

Por Aylla Yohana Coêlho e Vanessa Carvalho Plácido

 

Uma volta pelas ruas da cidade de Imperatriz é fácil encontrar muros ou paredes grafitados. Essa arte é essencialmente urbana e há várias técnicas e tipos de tintas disponíveis para desenvolver o desenho, pode ser usada tintas tradicionais de latas spray até algumas mais sofisticadas como o látex. Esse trabalho exige muito do artista, uma vez que ele é feito de maneira livre e o processo pode ser demorado, podendo causar dores nas mãos e colunas do grafiteiro.

Segundo o sociólogo e professor Jesus Marmanillo, que estuda o grafite no seu grupo de pesquisa na UFMA, essa manifestação artística iniciou na cidade por volta de 2012 podendo ser vista na praça mané garrincha. Atualmente, a arte pode ser visualizada em muros e paredes de diversos pontos da cidade, usada com o objetivo de enfeitar esses locais, variando entre espaços públicos, como o viaduto, praças e universidade, e locais privados, restaurantes e bares. No município, as artes são diversas, podendo ilustrar de desenhos infantis até pontos turísticos da região.

Para quem não sabe, o grafite é a arte que expressa em paredes diversos assuntos, desde desenhos até críticas sociais. Seus primeiros vestígios foram encontrados no Império Romano, mas se popularizou no ano de 1970 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, o grafite não tardou a chegar, no final da mesma década já era possível ver os primeiros passos dessa arte em São Paulo. O movimento está ligado ao estilo musical Hip Hop, que possuem os mesmos princípios, manifestar através da arte e da música a opressão vivida pelas minorias da sociedade.

O grafite é comumente confundido com a pichação, porém ambas são completamente diferentes. O grafite é uma arte que está mais ligado a imagem, marcada em paredes com autorização dos donos ou da prefeitura da cidade. Por outro lado, a pichação está relacionada a escrita com rabiscos e palavras em paredes, edifícios e monumentos, geralmente as tintas utilizadas nesses casos são em spray, de difícil remoção, enquanto que para fazer a remoção do grafite, caso necessário, se torna mais fácil.

Para te ajudar a conhecer mais sobre os grafites da cidade, listamos oito lugares com grafites que são uma verdadeira exposição de arte a céu aberto e merece ser apreciado de perto. Para cada lugar listado explicamos o endereço, quem são os artistas das obras, o que olhar, curiosidades sobre o local, atividades de lazer para fazer nas proximidades e o contexto de cada arte. Confira a lista e vá conhecer de perto essa paisagens:

 

 

Meeting Sport Music Pub

O Meeting Pub é um bar tradicional na cidade. Harmoniza bebida, petiscos e também imagens artísticas. A arte do local foi criada por Koury, um conhecido grafiteiro da região que já fez várias artes pela cidade.

Endereço: Av. 15 de Novembro – Beira Rio

Artista: Koury

Coisas para olhar: reúne ícones da cultura do rock e artistas famosos, como a pintora mexicana Frida Kahlo.

Curiosidade: A arte do local foi mudada, mas a temática continua a mesma, na sua primeira geração estavam presentes Van Gogh, David Bowie, Coringa e o símbolo inconfundível da banda Rolling Stones, a boca.

O que fazer nas proximidades: Além do próprio meeting, a Av. 15 de Novembro disponibiliza diversos outros bares e padaria.

 

Viaduto

Em 2018, o viaduto da cidade recebeu um novo visual, através do projeto chamado Casa Hip Hop, criado em março de 2017 pela prefeitura de Imperatriz. Coordenado pelo professor Deysyve Costa com o objetivo de acolher crianças e adolescentes com espaço para cultura, esporte e lazer. O grupo de grafiteiros deixou sua marca no local, chamando a atenção tanto de visitantes que estão de passagem pela cidade quanto dos moradores de Imperatriz que trafegam pela BR 010.

Endereço: BR 010 – Entroncamento

Artistas: Antônio Paulo Sousa conhecido como “Paulo Grafiteiro”, Edson Sousa e Lionel Lima.

Coisas para olhar: O desenho retrata um barco navegando no rio Tocantins, ao lado é possível ver plantas e animais que retratam a fauna e flora da cidade.

Curiosidade: De acordo com o coordenador do projeto, o local escolhido para o grafite foi totalmente estratégico pois o viaduto é visto por grande parte das pessoas que chegam na cidade devido à sua localização.

O que fazer nas proximidades: Nos arredores há diversos restaurantes, bares e o Entroncamento, setor comercial.

 

 

Praça Mané Garrincha

 

A Praça Mané Garrincha é um dos poucos lugares disponíveis para a prática de skate em Imperatriz. Segundo o professor Jesus Marmanillo, os grafites da praça foram os primeiros da cidade. Apesar de ter passado por uma revitalização em 2019, a prefeitura manteve os traços feito pelo pessoal do movimento do skate na região. Possuem um estilo street, que apesar de ter características bem distinto entre as artes, acabam se harmonizando, desde passarinhos a Marielle Franco. Esse local possui uma ótima localização, proporcionando várias atividades nas proximidades.

Endereço: Rua Y – Centro, ao lado do Estádio Frei Epifânio

Artista: Leva várias assinaturas dos grafiteiros do skate

Coisas para olhar: O grafite da Mariele Fraco e vários desenhos que estampam bem o estilo do local

Curiosidade: Os primeiros grafites da cidade foram vistos nesta praça por volta de 2012

O que fazer nas proximidades: Além da prática de atividade física no ambiente, o Estádio Frei Epifânio da D’Abadia se situa em frente à praça, movimentando-a em dias de jogos dos times locais. Outro ponto que pode ser aproveitado ao visitar os grafites é a Padaria Pão da Vovó.

 

 

Universidade Federal do Maranhão

Em 2020, a Universidade Federal do Maranhão resolveu dar uma repaginada na sua fachada adicionando grafites feitas por Koury.

Endereço: Rua Urbano Santos, s/n

Artista: Koury

Coisas para olhar: As artes presentes na instituição homenageiam a pintora mexicana Frida Kahlo, o antropólogo e antigo professor da universidade Sérgio Ferretti e pontos turísticos da cidade.

Curiosidade: Os grafites levam também a assinatura do grupo de pesquisa da instituição, Laboratório de Estudo e Pesquisa sobre Cidades e Imagens (Laepci), liderado pelo professor Jesus Marmanillo

O que fazer nas proximidades: A UFMA se localiza no coração de Imperatriz, permitindo que o visitante explore todo o centro comercial da cidade.

 

 

Praça da Cultura

A praça que foi reformada em 2018 e virou um cartão postal na cidade pois além de toda modificação o local foi contemplado com grafite produzida pelo artista Obadias Simão. As figuras retratadas na parede são representação de pontos conhecidos que integram a cidade como a igreja Santa Tereza D’ávila e a ponte Dom Afonso Felippe Gregory.

Endereço: Rua Coronel Manoel Bandeira, Centro

Artista: Obadias Simão

Coisas para olhar: Além do grafite que representa a ponte Dom Affonso Felippe Gregory e a igreja Santa Tereza, as paredes da praça ainda retratam Cine Muiraquitã e o Terminal Rodoviário

Curiosidade: O Cine Muiraquitã foi o primeiro cinema de Imperatriz, fundado na década de 1950.

O que fazer nas proximidades: Em suas proximidades existe o Bar da Polly, frequentado pela galera mais jovem é o ponto de encontro da turma nos finais de semana.

 

 

Fundação da Criança e do Adolescente (Funac)

Quem passa pelo bairro três poderes já deve ter visto um mural com personagens do seriado de televisão mexicano “Chaves”, a obra foi feita pelo pintor artístico Edney Areia. Além dos personagens do seriado, o muro ainda conta com um retrato que homenageia o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, que morreu em um trágico acidente na Itália, e é considerado o melhor piloto da história. O local atrai bastante atenção das pessoas que passam perto dos grandes desenhos que acabam sendo bem chamativos, seja pelas cores ou por seu tamanho.

Endereço: Rua Bahia, n°998, Três Poderes

Artista: Edney Areia do Santos

Coisas para olhar: A arte da fachada do local, do lado esquerdo está o desenho do chaves, ao lado esquerdo se encontra o retrato do piloto Ayrton Senna.

Curiosidade: O artista em questão é professor de arte da funac, ele tem mais afinidade com desenhos de figuras humanas.

O que fazer nas proximidades: Nas proximidades há a Av. Bernardo Sayão, conhecida pela venda de um prato típico da cidade, a panelada. Essa iguaria pode ser encontrada em barracas, na frente da agência do Banco Itaú, localizado na Av. Bernardo Sayão, 1790.

 

Jakaru Food Park

Em 2018, Imperatriz recebeu seu primeiro food park, um local que reúne uma culinária diversa, com música ao vivo e espaço para família inteira. Além disso, ganhou um toque especial com um grafite feito por Vagner Salasar.

Endereço: Rua João Lisboa, n°301

Artista: Vagner Salasar

Coisas para olhar: O desenho representa uma criança indígena e um macaco, que segundo o proprietário do local, instiga a valorização da cultura e das raízes indígenas

Curiosidade: O Jakaru oferece música ao vivo nos finais de semana

O que fazer nas proximidades: O lazer fica por conta do próprio Jakaru, uma vez que o local pode agradar público de diferentes idades e gostos.

 

Crush Pizza

 A Crush Pizza é uma pizzaria, bar e boliche. A arte no local ficou por conta de Koury e enfeita uma grande parede, localizada na área externa do estabelecimento.

Endereço: Av. Beira Rio, nº 10, centro

Artista: Koury

Coisas para olhar: O estilo é bem street art e possui o rosto de uma mulher desenhada e diversos ornamentos quase lúdicos.

Curiosidade: O local possui segundo piso, que oferece vista para a Beira Rio e para o Rio Tocantins

O que fazer nas proximidades: Ao visitar o grafite, você também pode desfrutar dos serviços oferecidos pela Crush e também da Beira Rio, localizada em frente a pizzaria.