Sebastião Madeira diz que quer ser prefeito para “destravar” Imperatriz

O candidato já foi deputado federal e agora participa da corrida eleitoral para conseguir o seu terceiro mandato como gestor do município.

Texto: Patricia Araújo e Silvana Costa

A primeira pergunta que o candidato Sebastião Madeira (PSDB) respondeu durante live, foi por que deseja ser prefeito de Imperatriz, ele informou que deseja destravar a cidade. Segundo Madeira, durante o tempo em que foi prefeito, de 2008 a 2016, o município cresceu economicamente. “Eu já fui prefeito duas vezes e eu destravei Imperatriz”, comenta. Ele ainda completa “eu quero ser prefeito, de novo, para tornar a destravar a cidade”.

Ele foi o sabatinado da vez, na oitava live do projeto, “ELEIÇÕES 2020 – Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pergunta”, que ocorreu na noite de 14 de outubro. As perguntas giraram em torno de problemas que precisam ser sanados em Imperatriz, como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança, pandemia etc. veja algumas das repostas do candidato durante a entrevista.

INFRAESTRUTURA

A pergunta foi sobre as calçadas, que são de difícil acesso para os cadeirantes, ao que o candidato respondeu que pretende padronizar as ruas do Centro da cidade e estender o processo aos bairros, com tempo. “Eu vou começar padronizando as calçadas da Getúlio Vargas e da Dorgival, porque é onde circula mais gente.”

MOBILIDADE

Questionado sobre sua proposta de repensar a Zona azul, Madeira fez uma crítica ao chamar de autoritária a implantação da lei e acusou a medida de ser uma forma de arrecadar dinheiro. “É multar de todas as maneiras. Isso é uma coisa a ser discutida com a população.”

SEGURANÇA

A dúvida a ser sanada foi sobre a Guarda Municipal, ao que o candidato respondeu que, se eleito não quer que os agentes se tornem uma polícia municipal. “Eu vou redefinir a atuação da guarda municipal.”

SAÚDE

O candidato foi questionado sobre a viabilidade do seu projeto de construir um hospital municipal para substituir o Socorrão, e o mesmo esclareceu que pretende iniciar a construção, e deixar a conclusão para o sucessor. “eu posso até não entregar esse hospital pronto, mas nós vamos começa-lo e Imperatriz num futuro, pelo menos médio, contará com um hospital moderno.”

PANDEMIA

Segundo o ex-prefeito, a gestão atual fez muito pouco no combate ao coronavírus em Imperatriz, “O munícipio teve uma atuação muito discreta, quase despercebida” e ainda completa, “Eu como médico teria me jogado de corpo e alma para junto das pessoas, me protegendo é claro”.

MEIO AMBIENTE

Questionado sobre como seria a sua atuação com o meio ambiente no município o candidato Sebastião Madeira afirma que não quer desapropriar nenhuma área e que pretende investir mais na área, “Vou fazer um parque florestal que vai ser um paraíso para Imperatriz”.

EDUCAÇÃO

Madeira foi perguntado sobre qual o seu plano de governo para área da educação no município, caso seja eleito e disse que o projeto será introduzir as crianças ao mundo digital implantando a secretaria de educação tecnologia para ajudar na qualificação dos profissionais, “Preparando os professores para poder fazer essa revolução com as crianças”.

SOBRE O CANDIDATO

Sebastião Madeira é natural de São Domingos do Maranhão, tem 70 anos, se formou em medicina e é casado. Na sua trajetória politica foi deputado federal de 1995 a 2008 e prefeito de Imperatriz de 2009 a 2016 e se é candidatou a prefeitura de Imperatriz pelo Partido da Social Democracia Brasileira PSDB.

SAIBA MAIS

“ELEIÇÕES 2020 – Jornalismo da UFMA pergunta” é um projeto interdisciplinar do Curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz com o objetivo de divulgar e apresentar à sociedade, por meio do conteúdo jornalístico, as propostas dos candidatos à Prefeitura da cidade. A organização e orientação do projeto estão a cargo dos professores Izani Mustafá, de Radiojornalismo; Lucas Santigo Arraes Reino, de Webjornalismo; e Thaísa Bueno, de Gêneros Jornalísticos.

As entrevistas se enceram no dia 17 de outubro e podem ser acompanhadas no youtube no link: https://www.youtube.com/channel/UCfg9JSr-edJHvr3RrqCKXLw

E toda a cobertura das eleições pode ser acompanhada pelo site do curso o Imperatriz Notícias:

Imperatriz Notícias | Jornal On-line do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz