Reportagens e mídias premiadas de direitos humanos são tema de minicurso no SIMCOM

Alicy Beatriz Teixeira

O professor de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do campus de Imperatriz, Alexandre Zarate Maciel, apresentou nesta tarde, dia 23, durante seu minicurso Jornalismo de Fôlego Premiado: um olhar sobre as reportagens de direitos humano, na 15ª edição do Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM), pela primeira vez reportagens e mídias de reportagens premiadas. A reunião foi iniciada às 14hs pelo Google Met e encerrou- se às 18hs.

Entre os matérias analisados, estava à reportagem Guajajara: terra de conflitos (Programa Câmera Record– TV Record ) que ganhou o 9° prêmio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro ( Amaerj), Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Um dos motivos que levou ela a ser premiada é o fato do autor ter conseguido amarrar as informações em 1h. Foi ressaltado ainda sobre a importância dos alunos aproveitarem a universidade e olharem para fora dela também quando confeccionam os seus trabalhos jornalísticos.

Serviço:

O professor Alexandre Maciel coordena o Grupo de Pesquisa Jornalismo de Fôlego: reportagem, aprofundamento e contexto, na UFMA, o objetivo do grupo é entender a prática profissional mais paciente, que pode resultar em reportagens amplas, analisando as problemáticas contemporâneas com aprofundamento e contexto, independente do suporte midiático.