Projetos de robótica são apresentados pelo IEMA na 20° Fecoimp

Marcos Lowrran apresenta capacete que detecta obstáculos para deficientes visuais (Créditos: Lucas Medeiros)

Por Carolina Nascimento e Lucas Medeiros

Com projetos para irrigação automatizada, alimentação de peixes e capacete controlado via wi-fi que auxilia pessoas com deficiência visual, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão marca presença na 20° Fecoimp e apresenta propostas de inovação tecnológica por meio da robótica. 

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) na inserção da robótica na rede de ensino estadual, o instituto, além de auxiliar na formação dos alunos e despertar o interesse na ciência, também desenvolve projetos que buscam solucionar e otimizar processos. 

Alunos dos Iemas de São José de Ribamar e São Luís apresentaram projetos, como irrigador automatizado, sistema de alimentação de peixes e capacete que detecta obstáculos para deficientes visuais. O estudante Marcos Lowrran, 16 anos, que participou do projeto de criação do capacete, vê a sua participação no evento como uma forma de fazer com que as pessoas conheçam os projetos desenvolvidos por eles. “O próximo passo do projeto é, além de fazer melhorias no capacete, apresentar em feiras e concursos. Quero que outras pessoas conheçam sobre ele”. 

A feira está acontecendo desde o dia 21 no Centro de Convenções de Imperatriz, e vai até dia 24 de setembro. Os interessados no assunto podem realizar o credenciamento pelo site www.fecoimp.com.br. As inscrições são gratuitas.