Por Pedro Ítalo
O projeto “Sala Limpa” promovido pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP) tem como objetivo conscientizar e educar os alunos da rede municipal de ensino da cidade de Imperatriz a ter mais cuidado e limpeza não só com o ambiente da sala de aula, mas também conscientizar sobre a limpeza da cidade com as questões de saúde pública. E com isso ensinar a importância de se ter um ambiente limpo e alertar para os cuidados com o acúmulo de lixo e os problemas que pode causar.
A ação, que iniciou em fevereiro de 2022, visita escolas da rede municipal de ensino numa conversa descontraída, mas bem séria, sobre os valores de se manter a cidade limpa, e promover uma gestão melhor dos resíduos sólidos nas casas de Imperatriz. “É sempre muito bom promover essa conversa com os alunos. Hoje percebemos que eles estão bem mais envolvidos no assunto, e os professores também estão bem interessados, isso ajuda muito na fixação e na prática do nosso conteúdo”, comenta Ítalo Ramos, superintendente de Limpeza Pública.
Segundo o superintendente, a palestra feita nas escolas funcionam mais como uma troca de conversa com alunos para que eles relatem e dialoguem sobre a importância de se ter uma ambiente limpo. Para a enfermeira Vanessa Freitas, esses diálogos, com as crianças principalmente, são de grande importância. “As crianças são o futuro, serão a próxima geração e ainda mostra pra elas sobre as questões de saúde pública e mostra as formas de prevenção de doenças que são propícias pelo acúmulo de lixo”. Comenta a enfermeira.
“Esses diálogos são muito interessantes, a gente vê que os alunos têm o interesse não apenas de aprender, mas de evitar o contágio das doenças, e todo o processo fica bem mais simples e interativo de compartilhar com eles”, complementa Vanessa.
Para a aluna da Escola Municipal Maria das Neves do 5° ano Julia Sousa Pais, esse é um tema muito importante para ser falado. “É muito importante deixar a sala limpa porque ajuda com que ela fique limpa e cheirosa e a gente faz até as tarefas melhores com a sala limpa.” fala a estudante.
De acordo com o Superintendente Ítalo Ramos, eles planejam que o projeto continue com os trabalhos educativos em mais unidades da rede pública de ensino municipal. “Toda nossa equipe está empenhada para manter a cidade limpa, seja com as frentes de serviço direto, ou com nossos fiscais, comigo mesmo nesta ação, entendemos que é fundamental educar toda a cidade para manter ela limpa”, conclui.