Projeto de pinturas como auxiliar terapêutico é destaque em escola municipal de Imperatriz

Por Lara Castro

“Mergulhando nas cores da cura” é um projeto realizado na Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, localizado no bairro Itamar Guará. O objetivo é valorizar a arte e proporcionar oportunidade de momentos terapêuticos para os participantes. O projeto  é direcionado para os alunos das turmas do 6° ao 9° ano e é realizado durante todo o mês de novembro.

A estudante de psicologia, Danielle Morais, conta que o auxílio da pintura é uma ótima forma para expressar os sentimentos. “ Vai ajudar a criança ou o adolescente a externalizar suas emoções, tristezas, alegrias, ansiedades, também ajudando na comunicação no contexto escolar”,  menciona Danielle.

A arteterapia é uma ajuda, que utiliza as artes plásticas para recuperar ou melhorar a saúde mental, bem-estar emocional e social da pessoa. Para a aluna, Arthuany Lima, a pintura é uma ajuda na sua comunicação. “As pinturas me auxiliam a ter mais concentração, sentimentos de tranquilidade, e é um ganho de aprendizagem”, conta a aluna.

Para a gestora da escola, Kaliny Lago, o projeto contribui tanto para o desenvolvimento psicológico dos estudantes quanto para sua aprendizagem. “As crianças aprendem não só a criar, mas a descobrir caminhos para o equilíbrio emocional. Além disso, permite que saiam um pouco do mundo cibernético, preserva a saúde mental e também ajuda nas mudanças comportamentais”, diz a gestora.

O Instituto Vida Social e a Caixa Econômica Federal são parceiros do projeto.