Produtos para cachos movimentam mercado da beleza em Imperatriz

Texto e fotos de Ana Clarissa Fonseca

Na contramão da crise que afeta quase todos os setores do comércio, a venda de produtos para o tratamento dos cabelos cacheados na cidade de Imperatriz continua em alta. Nos primeiros seis meses de 2016 as vendas desse segmento cresceram em torno de 10% se comparado ao mesmo período de 2015, afirmam os lojistas do setor.

Venda de produtos para cabelos seque em alta na cidade

Imperatriz segue uma tendência de crescimento do segmento de produtos de beleza e higiene pessoal registrada em todo país. Segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos) nos últimos 12 meses o mercado de beleza no Brasil cresceu 11,8% e é um dos únicos que não foram afetados pela crise na economia.  Em Imperatriz, apesar de não existirem índices oficiais para medir o aumento das vendas, as lojas especializadas garantem que entre os produtos que registraram maior crescimento nas vendas estão os do segmento de cabelos cacheados.

Fernanda Silva é uma das promotoras e trabalha numa das maiores lojas da cidade. Segundo ela, no segmento de cabelos cacheados há produtos para todos os gostos, das linhas mais populares com preços acessíveis às profissionais que têm preços mais elevados, e garantem um resultado mais eficiente. Os preços variam de R$ 7,00 a R$ 60, 00 dependendo da marca e da quantidade na embalagem. Cremes para pentear, shampoos e outros produtos que prometem milagres para quem resolveu seguir a tendência de manter os cabelos cacheados ocupam lugares de destaque nas prateleiras.

E não faltam clientes para o segmento de cacheados. A estudante Brenda Bastos que resolveu assumir esse estilo há pouco mais de dois anos, é uma das consumidoras assíduas de uma das lojas e disse que é necessário um investimento alto para manter os cabelos saudáveis. Ela afirmou que gasta em média R$100,00 por mês entre produtos mais básicos como shampoo e condicionador.

De olho nessa tendência as marcas investem em estratégias como feiras, cursos e palestras. Em Imperatriz, por exemplo, será realizada no período de 5 a 7 de novembro, a quinta edição da Feira de Beleza no Centro de Convenções. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, os produtos para cachos devem ser os mais expostos nos mais de 50 stands. Não por acaso, uma das peças de publicidade do evento, como o convite para o credenciamento de imprensa e expositores é ilustrado por uma mulher exibindo os cachos.