Procurando por um cerimonialista em Imperatriz? Temos a lista ideal para você

Repórter: Ana Gabriela Fonseca e Ana Maria Nascimento

Fotos: Arquivo pessoal dos cerimonialistas

É comum pessoas desejarem realizar suas festas e tentarem evitar a dor de cabeça com o planejamento minucioso de cada detalhe do evento. Por este motivo, elas procuram por profissionais que facilitem e proporcionem tranquilidade em cada etapa até o grande dia. É nesse momento que o papel do assessor e cerimonialista entram em ação. O cerimonial é responsável por organizar, planejar, negociar e contratar fornecedores para executar o evento de acordo com o orçamento e os sonhos dos clientes. Além de oferecer suporte e orientação necessários para garantir o sucesso da festa.

A cerimonialista Catiuscia Rodrigues comenta que muitas vezes os clientes não sabem a diferença entre a assessoria e o cerimonial. “Na assessoria, se viabiliza todos os orçamentos necessários para os clientes, desde a contratação do local até a filmagem. O cerimonial é quando a equipe e o cerimonialista se unem para a organização geral durante o dia da festa, acompanhando todos os fornecedores, marcando o horário de chegada e montagem de cada um”, esclarece. Muitos dos profissionais imperatrizenses exercem as duas funções, porque prezam pela elaboração e execução bem-sucedida do evento.

Com a pandemia de Covid-19, o setor festivo – responsável por 4,32% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – sofreu com mais de 350 mil cancelamentos de eventos apenas em 2020. No entanto, de acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), há uma expectativa positiva de que o mercado possa se recuperar este ano. A previsão é que o setor movimente cerca de R$ 40 bilhões, o que representa um aumento de 62% em relação a 2019, antes da crise sanitária.

Em julho de 2020, surgiu a Associação de Cerimonialistas e Assessores de Imperatriz e Região (Acir). “O principal papel da Acir é unir a classe e fazer com que ela tenha bens comuns para todos. Fazer com que essa classe tenha benefícios para ser mais conhecida e valorizada tanto na cidade quanto na região”, explica Maxsuany Silva, atual presidente da instituição.

A associação, atualmente, conta com 16 filiados, e promove a integração, conhecimento e trocas de contatos tanto de fornecedores quanto de indicações de trabalhos entre os associados. Além disso, a Acir realiza workshops e cursos para os integrantes, visando a capacitação deles para o mercado de trabalho.

Pensando em auxiliar na escolha perfeita de um cerimonialista que vai transformar a sua festa dos sonhos em realidade, o Imperatriz Notícias selecionou cerimonialistas vinculados à Acir, que estão comprometidos com a excelência dos eventos. Além disso, escolhemos profissionais que também já possuem mais de seis anos atuando na área e conhecem o mercado festivo do município e proximidades, sabendo sobre os ambientes perfeitos, buffets e fornecedores de confiança para garantir a sua satisfação com o resultado. Dentro da listagem dos serviços oferecidos estão: tipos de eventos, valores, contato, Instagram, e-mail e o modo de atendimento. Ficou interessado em conhecê-los? Então, confira a lista:

1. Maxsuany Cerimonial

Maxsuany Silva começou sua trajetória como coordenador de eventos da Igreja Assembleia de Deus. O cerimonialista trabalha na área há 17 anos e já realizou mais de 600 eventos, sendo de grande, médio ou pequeno porte. Em seu portfólio, já fez festas para criadores de conteúdo como Maciel Max e Scarlatt Nascimento.

Em 2018, preparou todo o cerimonial do show do Roberto Carlos. Ele e sua equipe planejam cerimônias em toda a Região Tocantina e no Sul do Maranhão. Maxsuany Silva é o atual presidente da Associação de Assessores e Cerimonialistas de Imperatriz e Região (Acir) e foi um dos idealizadores da instituição. O seu papel na Acir é lutar pelo reconhecimento da classe dos cerimonialistas na cidade, buscar patrocínios para instituição e orientar os seus companheiros de carreira que procuram crescer no mercado cerimonial.

  • Tipos de eventos: Bodas, casamentos, corporativos, festas infantis e adultas e formaturas.
  • Valor inicial: R$ 2.500.
  • Contato: (99) 99171-6408.
  • Instagram: @maxsuany_cerimonial.
  • E-mail: maxsuany@hotmail.com.
  • Atendimento: Clínica Renova, Juçara, Imperatriz-MA. Atende durante à tarde com horário marcado.
  • Sobre o seu trabalho: “Realizamos sonhos de muitas pessoas. Isso nos dá uma gratificação muito grande. Mesmo sendo valores altos ou baixos realizamos com maestria, fazendo com que aquele momento seja inesquecível”.

2. Eduarda Barros Assessoria e Cerimonial

Atua em assessoria e cerimonial há dez anos e tem um portfólio com mais de 500 eventos organizados. Seu trabalho conta a verificação do perfil e o tipo de evento que o cliente deseja para planejar conforme os seus sonhos. Para isso, Eduarda Barros possui cursos de aperfeiçoamento no Cerimonial Infantil e certificação em Planejamento e Gestão de Empresas. A cerimonialista ainda ministra o curso “Excelência do Atendimento” para empresas que desejam capacitar os profissionais desde a recepção até as vendas e também promove o “Chá das Noivas”, em que cada ano é feito uma reunião com as noivas para apresentá-las os melhores fornecedores e o planejamento do grande dia.

Eduarda Barros foi a responsável pela inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho no Município de Imperatriz e pelo grande evento da Valmet, uma empresa terceirizada da Suzano. Ela atende clientes no Estreito, Açailândia, Grajaú e locais próximos ao estado do Maranhão. A cerimonialista é associada da Acir e hoje é a vice-presidente da instituição, assumindo papéis de responsabilidade ao lado do presidente Maxsuany Silva.

  • Tipos de eventos: Bodas, casamentos, corporativos, festas de 15 anos e infantis.
  • Valor inicial: R$ 2.500.
  • Contato: (99) 99136-7333.
  • Instagram: @eduardabarroscerimonial.
  • E-mail: eduardabst@gmail.com.
  • Atendimento: Dias e horários a combinar por agendamento online.
  • Sobre o seu trabalho: “O meu trabalho é feito com excelência. Às vezes, as pessoas trabalham de qualquer jeito e não tem respeito pelo cliente que o contratou. Você sendo um profissional que tenha um nome a zelar, deve trabalhar com excelência desde o fechamento do contrato até o pós-evento”.

3. Mara Rubia Cerimonial

Com mais de 400 eventos realizados, Mara Rubia Cerimonial trabalha desde 2015 no setor de festas. Possui especialização em Organização de Eventos e Mesa Posta, além de certificações em cada segmento que atua, como preparações para celebrações infantis, corporativas e casamentos. Dentre as festividades, a cerimonialista e sua equipe foram responsáveis pela organização dos workshops e cursos promovidos pela Ordem dos Advogados do Brasil de Imperatriz (OAB) e também ficaram à frente da inauguração da empresa Herr Agnes Cervejaria, fazendo o orçamento, as negociações e a análise do contrato do cliente com os fornecedores. Atende clientes tanto em Imperatriz quanto em Montes Altos, Bacabal, Tocantins e Pará. Ela também é filiada à Associação de Assessores e Cerimonialistas de Imperatriz e Região (Acir) e exerce o cargo de secretária, no qual o seu papel é fazer os agendamentos, entrar em contato com os fornecedores e também divulgar à comunidade os feitos da instituição.

  • Tipos de eventos: Casamentos, corporativos, festas de 15 anos e infantis.
  • Valor inicial: R$ 3.500.
  • Contato: (99) 98827-2210.
  • Instagram: @mararubiacerimonial.
  • E-mail: mararubiacerimonial@hotmail.com.
  • Atendimento: Dias e horários a combinar por agendamento online.
  • Sobre o seu trabalho: “As pessoas precisam de alguém para ajudar nessa realização do sonho, porque são muitas coisas para se administrar sozinha. O cerimonialista vem trazer essa tranquilidade para dar vida ao grande dia do cliente. Assim, toda essa parte de assessoria, organização, planejamento e execução do evento é sob o comando do cerimonial”.

4. Andreia Epifânio Cerimonial

Andreia Epifânio Cerimonial está há dez anos no mercado e já executou mais de 500 eventos. Além de graduada em Administração e Publicidade, Marketing e Eventos, possui especializações em Mestre de Cerimônia, Cerimonial Público, festas de 15 anos e casamentos. Mas atua, principalmente, no segmento corporativo. Hoje, a cerimonialista é a chefe de Cerimonial da Câmara de Imperatriz e também está à frente das solenidades e marketing do Ritz Restaurante. Realiza festividades em outras cidades do Maranhão, como Açailândia, Itinga, Estreito, e avalia, para o cliente, a possibilidade de eventos em outros estados. Andreia Epifânio exerce o cargo de diretora financeira na Acir, desempenhando uma série de responsabilidades relacionadas ao planejamento financeiro, contratação de palestrantes e cursos para os associados.

  • Tipos de eventos: Corporativos, confraternizações empresariais, workshops e apresentações de produtos.
  • Valor inicial: R$ 2.500.
  • Contato: (99) 98116-0800.
  • Instagram: @andreiaepifanio1.
  • E-mail: andreiasaraiva9@hotmail.com.
  • Atendimento: Avenida Pedro Neiva de Santana, S/N, Ecopark IV, casa 53.
  • Sobre o seu trabalho: “Os clientes querem uma certa tranquilidade no seu grande dia. Eles contratam um cerimonialista para fazer uma maestria. Então, nos preocupamos desde a entrega do serviço de mesa, buffet, iluminação até a chegada dos convidados no evento. Ficamos responsáveis por um coração inteiro. Para um evento ser entregue, não se pode trabalhar com imprevisto”.

5. Cerimonial Lizandra Carvalho

Lizandra Carvalho trabalha na área há 19 anos, realizando formaturas, aniversários, bodas, casamentos, dentre outros. A cerimonialista é formada em Turismo e tem especializações para cada área que atua no mercado cerimonial. Lizandra Carvalho promove mentorias para fornecedores, cerimonialistas e quem exerce algum cargo no ramo festivo. Sua área mais frequente de atuação são as formaturas, em que realiza mais de 40 por ano, desde a aula da saudade até o baile. A gestora de eventos foi responsável pelo lançamento da 21° edição da FECOIMP, a maior feira de negócios multissetorial do Maranhão, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e está à frente da organização do maior baile do curso de Medicina da Universidade Ceuma, já feito em Imperatriz. Lizandra Carvalho e sua equipe de dez pessoas organizam eventos no Maranhão, Pará e Tocantins. Hoje, a cerimonialista é conselheira da Acir, em que atua dando sugestões e conselhos de como a associação pode melhorar e organizar ocasiões que colaborem com o crescimento e divulgação da instituição.

  • Tipos de eventos: Bodas, casamentos, corporativos, cerimoniais públicos, festas de aniversários e formaturas.
  • Valor inicial: Personalizado para cada evento.
  • Contato: (99) 99160-1430.
  • Instagram: @lizandracarvalho.
  • E-mail: lizandracarvalhocerimonial@gmail.com.
  • Atendimento:  Dias e horários a combinar por agendamento online.
  • Sobre o seu trabalho: “Para nossa equipe, desde o começo, nunca se tratou de uma relação comercial. Quando comecei no ramo, entendi que trabalhamos com sonhos, não apenas do cliente, como de toda a família. Então, assumi como missão realizar os sonhos das pessoas. Adoro ver o sorriso de satisfação e amo o que faço”.

6. Catiuscia Rodrigues Cerimonialista

Catiuscia Rodrigues Cerimonialista planeja e executa eventos há quase 20 anos e já realizou mais 1000 festas com sucesso. Para assegurar a qualidade de seus serviços, a assessora investe em sua formação profissional, realizando cursos de etiqueta, Mesa Posta e até mesmo de decoração. Esses conhecimentos auxiliam no processo de escolha dos clientes, garantindo que cada detalhe seja cuidadosamente planejado e executado. Catiuscia Rodrigues juntamente com sua equipe estiveram à frente de celebrações notáveis na cidade, como a grande festa de 15 anos de Rayssa Leal, o lançamento do Edifício Aracati Office e a inauguração do Maple Bear. A cerimonialista planeja eventos para Balsas, Sítio Novo, Grajaú, Paragominas, Dom Eliseu e Ulianópolis e toda a região do Bico do Papagaio. Além disso, Catiuscia Rodrigues também é filiada à Associação de Assessores e Cerimonialistas de Imperatriz e Região (Acir), participando das ações promovidas pela instituição.

  • Tipos de eventos: Bodas, casamentos, corporativos, festas de 15 anos e infantis, e formaturas.
  • Valor inicial: R$ 3.000.
  • Contato: (99) 98139-2207.
  • Instagram: @catiuscia_cerimonialista.
  • E-mail: catiuscia-freitas@hotmail.com.
  • Atendimento: Dias e horários a combinar por agendamento online.
  • Sobre o seu trabalho: “Organização e bom gosto são os pontos primordiais de um evento bem feito. Eu sou uma cerimonialista que gosta de dar pitaco em tudo, porque não quero receber só o dinheiro. Eu vou e acompanho tudo, e se algo não está legal, converso com o cliente, pois ele está me pagando para ter uma festa perfeita. Por isso, faço com muito amor e alegria”.

7. Paulo Felix Cerimonial

Paulo Felix Cerimonial iniciou sua trajetória no universo cerimonial como recepcionista de eventos. Em 2016, começou a atuar no cerimonial de formaturas, realizando mais de 50 bailes, como também festas da saudade, celebrações ecumênicas e as festas de 50% de cursos. Para se manter atualizado no mercado de trabalho, o cerimonialista fez MBA em Gestão de Eventos, com ênfase em produções culturais e o curso de Gestão de Protocolos. Dentre os eventos organizados, realizou a formatura da Polícia Militar do Tocantins que contou com a participação do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e de sua comitiva. Também planejou um evento que reunia todas as autoridades da Igreja Adventista. Atualmente, Paulo Felix Cerimonial atende clientes em cidades próximas de Imperatriz, Tocantins, Pará e Amazonas, onde reside atualmente. O gestor de eventos é filiado à Acir e entre 2020 a 2022, fez parte da Secretaria, em que planejava e organizava solenidades da instituição.

  • Tipos de eventos: Casamentos e formaturas.
  • Valor inicial: R$ 2.000.
  • Contato: (99) 99159-7436.
  • Instagram: @paulofelixcerimonial.
  • E-mail: paullohenrique.felix@gmail.com.
  • Atendimento: Dias e horários a combinar por agendamento online.
  • Sobre o seu trabalho: “Para trabalhar com eventos, o cerimonialista deve gostar de servir, não por obrigatoriedade, mas porque gosta de estar ali e entregar para o cliente o que ele espera. Desde o processo da recepção dos convidados até o dizer: ‘Boa noite. Volte bem para a casa’. E claro, ter criatividade para colocar em prática novas ideias e reformular estilos”.

8. Brenda Paula Cerimonial

Brenda Paula desde sempre organizou eventos para a família e amigos e isso lhe despertou o amor pela gestão de eventos. Ela realiza eventos há mais de oito anos e já fez mais de 500 eventos, seja de grande, médio ou pequeno porte. A cerimonialista  possui muitos cursos e qualificações na área, como Mesa Posta, Harmonização de Vinhos e de Drinques. A assessora foi responsável pela inauguração da Clínica Dra. Herlem Almeida, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Também fez o lançamento da clínica Belfort Beauty e esteve à frente de celebrações da família Leite. Brenda Paula já planejou eventos, de forma remota, para clientes de fora do país, como para a Austrália. Presencialmente, organiza festas para cidades vizinhas de Imperatriz. Com uma equipe composta por 12 pessoas, é possível realizar até dois eventos no mesmo dia, garantindo a qualidade e a atenção necessárias a cada celebração. A gestora de festas é associada da Acir e participa das solenidades promovidas pela instituição.

  • Tipos de eventos: Bodas, casamentos, corporativos, festas de aniversários infantis e adultos.
  • Valor inicial: R$ 3.500.
  • Contato: (99) 98246-6878.
  • Instagram: @brendapaulacerimonial.
  • E-mail: bpcerimonial@hotmail.com.
  • Atendimento: Dias e horários a combinar por agendamento online.
  • Sobre o seu trabalho: “O meu jargão já diz: ‘Realizando sonhos’. Sou cristã e a Bíblia me ensina que tudo que faço é para glória de Deus. Amo ver famílias sendo constituídas. Realizar sonhos é realizar os meus também”.

9. Samara Ladeira Cerimonial

Samara Ladeira é uma profissional do ramo de eventos, que já acumula uma experiência de dez anos nesse setor. Há três anos, ela decidiu deixar as salas de aula para seguir sua paixão em realizar sonhos por meio da gestão de festas. Com um foco principal em casamentos, Samara Ladeira já organizou mais de 100 eventos de médio porte. Para garantir sua profissionalização na área, ela investe em cursos e especializações para atender da melhor forma o cliente. Um de seus projetos recentes é a organização do casamento do criador de conteúdo imperatrizense, Nemuel Kesley. A atuação da cerimonialista abrange toda a Região Tocantina, onde ela planeja e coordena cerimônias memoráveis. Além disso, Samara Ladeira é filiada à Associação de Cerimonialista e Assessores de Imperatriz e Região (Acir), em que participa de eventos e reuniões organizadas pela instituição.

  • Tipos de eventos: Bodas, casamentos, corporativos e festas de aniversários.
  • Valor inicial: R$ 2.500.
  • Contato: (99) 98459-2756.
  • Instagram: @samaraladeira_cerimonial.
  • E-mail: slcerimonial12@gmail.com.
  • Atendimento: Av. Bernardo Sayão, 713 – Nova Imperatriz, Imperatriz-MA. Horário por agendamento.
  • Sobre o seu trabalho: “A minha frase é essa: ‘Organizar eventos é realizar sonhos, e realizar sonhos é a minha missão’. Cada casamento que faço é como se eu estivesse casando. Então, para mim é uma missão”.