Procura por reforço escolar aumenta após pandemia afetar processo de aprendizagem

Alunos em atividades pedagógicas em aula de reforço escolar – Foto/ Jheimeson Henrique

 

Por: Jainara Oliveira

Com o retorno das aulas presenciais muitos pais preocupados com o rendimento e aprendizado de seus filhos  buscaram  o reforço escolar como alternativa para aprimorar  seus conhecimentos que foram  afetados no período da  pandemia, onde as aulas passaram a ser remotas. 

De acordo com a Pesquisa Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e Suas Famílias, realizada pelo Datafolha, 76 % dos alunos precisará de acompanhamento escolar mesmo após o retorno das aulas presenciais. O que tem contribuído para essa procura.

Conforme os dados da escola Reforço Escolar Jardim da Comunidade os números  de  procura pelas aulas de reforço aumentaram 80% em relação a antes da pandemia. 

Segundo o Professor do instituto, Jheimeson Henrique de Sousa Silva, 25 anos, os pais sempre procuraram o reforço escolar  como forma de auxílio nos estudos escolares  dos seus filhos. Mas que no período da pandemia  houve um aumento nos números de procuras, e que mesmo agora  com a flexibilização e o retorno do ensino presencial a demanda continua crescendo. 

O professor explica que um dos motivos que contribuíram para essa procura foi a  dificuldade dos pais  em relação às aulas online  e a falta de tempo para acompanhar e ensinar. “Muitos pais relatavam que não tinham ideia de como manusear  as  plataformas indicadas  para as aulas ou não tinham paciência para auxiliar nas aulas diárias remotas, muitos porque trabalhavam o dia todo”, relata Jheimeson Henrique.

Dificuldades

Milena Silva Rocha, 28 anos, declara que procurou o reforço escolar, quando percebeu que sua filha Lara Rebeca Silva, 6 anos, estava com dificuldade de aprender o conteúdo passado em sala de aula. 

“Procurei o reforço escolar para minha filha, porque percebi que ela estava com bastante dificuldade  na hora de  fazer a tarefinha, me preocupei bastante, porque ela não estava mais com o rendimento de dois anos atrás, então optei em colocá-la em uma aula de reforço”,  declara a mãe.

Que também é o caso da dona de casa Leidiane Rodrigues Souza, 36 anos, que afirma que aulas remotas afetaram o processo de aprendizagem do filho João Miguel, 12 anos. Ela acredita que o reforço escolar é fundamental para auxiliar o filho com o retorno das aulas presenciais. “No reforço escolar, os professores vão ajudar a recuperar o que foi perdido nas aulas online”, desabafa a mãe.  

O professor Jheimeson Henrique relata que muitos alunos estão tendo dificuldade em se adaptar ao retorno das aulas presenciais, e  que é importante ter um acompanhamento escolar para melhorar o rendimento dos alunos. Ele explica que o reforço escolar será como uma ponte que irá ajudar os estudantes a compreenderem melhor os assuntos da escola, de modo significativo.