Primeira deputada federal indígena é eleita com mais de 150 mil votos em SP

Por: Wanessa Oliveira

Sônia Guajajara do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), de 48 anos, é a primeira mulher indígena eleita deputada federal com 156,695 votos em São Paulo. A representante indígena foi eleita defendendo a bandeira da luta pelo direito dos povos indígenas.

Em 2022, Sônia foi reconhecida como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Guajajara, participará do quadro de parlamentares de esquerda em que defende a comunidade indígena e o meio ambiente. É uma das integrantes da “bancada de cocar”, e vai estar à frente da bancada ruralista no congresso a partir de 2023.

A deputada, entrou para a história da política brasileira em 2008, quando se candidatou para vice-presidente na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), foi a primeira candidata a concorrer ao cargo. O compromisso de sua campanha é trazer vozes dos povos originários oprimidos e silenciados diante da política brasileira, a população negra, os indígenas, os quilombolas e caiçaras. A defesa da Mata Atlântica e Amazônia, o respeito à diversidade, a defesa das minorias e a reconstrução da democracia no Brasil, são outros focos também defendidos por ela.

“Um momento histórico para a história brasileira, estamos vivenciando dias em que fica evidente a importância da representatividade indígena na política. Aldear o poder é lutar por uma sociedade mais justa, coletiva, e que preserva suas riquezas e seus territórios”, afirma a deputada.