Diversão garantida na piscina improvisada com família. Foto: arquivo pessoal Julyanna Borges.
Durante a quarentena, criatividade é fundamental para divertir filhos
Giulliane Andrade
“É muito ruim ficar longe dos meus amigos e não poder brincar ou abraçar”, lamenta Anna Julya Borges, de 7 anos. No auge da pandemia do novo coronavírus, os pais tiveram que ver seus filhos em tempo integral em casa, sem ir às escolas ou poder frequentar os espaços de lazer infantis.
A TV e a internet foram as formas mais fáceis encontradas pelos pais para distrair e divertir as crianças. Segundo Julyanna Borges, 28 anos, mãe de Anna Julya, está sendo um período difícil. Ela é mãe de dois, dona de casa e universitária. “Falta tempo e às vezes disposição para encontrar formas interessantes para distrair as crianças”, diz.
A mãe da pequena Anna tenta arranjar o maior tempo possível para brincar de forma saudável com os filhos na piscina de plástico ou jogando futebol. Atividades que distraem as crianças e promovem movimento. “Não queria que meus filhos ficassem somente assistindo TV ou utilizando a internet”, diz Julyanna.
Anna pede todos os dias ao “papai do céu” que a doença acabe logo para ela possa brincar com seus amigos. Enquanto isso ela afirma: “gosto de brincar de boneca no tapete da sala, juntinho ao meu irmão, que bagunça tudo”.

Logo após um período intenso de mortes causadas pelo novo coronavírus, Imperatriz viu seus números diminuírem, o que fez com que houvesse uma flexibilização da quarentena. Os serviços não essenciais começaram a reabrir e os estabelecimentos voltaram a oferecer lazer para as crianças.
Segundo Taty Silveira, operadora de caixa do espaço de recreações e festas Star Diversões, localizado em um shopping, foram adotadas medidas de segurança para garantir a saúde das crianças e funcionários, tais como a higienização adequada dos brinquedos/jogos e espaços, com limite de crianças por vez. A funcionária reitera que os pais, ao levarem suas crianças ao espaço façam a utilização de álcool em gel e o uso correto das máscaras.
Matéria produzida para a disciplina de Redação Jornalística, semestre 2020.1, com a orientação da profa. Yara Medeiros.