Pais e crianças em nova rotina na pandemia

Diversão garantida na piscina improvisada com família. Foto: arquivo pessoal Julyanna Borges.

Durante a quarentena, criatividade é fundamental para divertir filhos

Giulliane Andrade

“É muito ruim ficar longe dos meus amigos e não poder brincar ou abraçar”, lamenta Anna Julya Borges, de 7 anos. No auge da pandemia do novo coronavírus, os pais tiveram que ver seus filhos em tempo integral em casa, sem ir às escolas ou poder frequentar os espaços de lazer infantis.

A TV e a internet foram as formas mais fáceis encontradas pelos pais para distrair e divertir as crianças. Segundo Julyanna Borges, 28 anos, mãe de Anna Julya, está sendo um período difícil. Ela é mãe de dois, dona de casa e universitária. “Falta tempo e às vezes disposição para encontrar formas interessantes para distrair as crianças”, diz.

A mãe da pequena Anna tenta arranjar o maior tempo possível para brincar de forma saudável com os filhos na piscina de plástico ou jogando futebol. Atividades que distraem as crianças e promovem movimento. “Não queria que meus filhos ficassem somente assistindo TV ou utilizando a internet”, diz Julyanna.

Anna pede todos os dias ao “papai do céu” que a doença acabe logo para ela possa brincar com seus amigos. Enquanto isso ela afirma: “gosto de brincar de boneca no tapete da sala, juntinho ao meu irmão, que bagunça tudo”.

Reunião na sala para brincar é uma terapia fundamental. Foto: Julyanna Borges.

Logo após um período intenso de mortes causadas pelo novo coronavírus, Imperatriz viu seus números diminuírem, o que fez com que houvesse uma flexibilização da quarentena. Os serviços não essenciais começaram a reabrir e os estabelecimentos voltaram a oferecer lazer para as crianças.

Segundo Taty Silveira, operadora de caixa do espaço de recreações e festas Star Diversões, localizado em um shopping, foram adotadas medidas de segurança para garantir a saúde das crianças e funcionários, tais como a higienização adequada dos brinquedos/jogos e espaços, com limite de crianças por vez. A funcionária reitera que os pais, ao levarem suas crianças ao espaço façam a utilização de álcool em gel e o uso correto das máscaras.

Matéria produzida para a disciplina de Redação Jornalística, semestre 2020.1, com a orientação da profa. Yara Medeiros.