O ato de comprar é prazeroso. Mas pode se tornar um vício

 

Compulsão por compras é um problema silencioso e bastante comum, porém é possível combatê-la. Foto: Getty Images

 

Resistir às tentações de consumir nos dias atuais é bem difícil, são tantas ofertas, descontos, novidades… E isso faz com que compremos além do necessário. Para alguns é simples pôr em prática o autocontrole nessas ocasiões, mas nem todos conseguem e acabam extrapolando seus limites financeiros.

É o caso da atendente Geize Ferreira, de 30 anos, que já teve e ainda tem, muitos problemas financeiros causados por compras em excesso. “Às vezes acabo perdendo um pouco o controle dos meus gastos, comprando além do que eu deveria”, conta. Ela revela que o ato de comprar é uma forma de aliviar as emoções. “Comprar é tão bom, como se fosse uma terapia, triste ou feliz eu compro”, relata a jovem rindo.

O vício do consumo compulsivo parece não ter jeito, mas tem sim, embora não seja tão simples resolver. Entretanto, reconhecer o problema já é o primeiro passo. Foi o que aconteceu com a autônoma Helena Corrêa, 50, que afirma já ter sido uma consumidora compulsiva, mas que hoje consegue manter o controle de suas compras. “Eu já tinha chegado a um ponto de ter que mentir para encobrir o meu descontrole e as quantias gastas com compras. Além dos prejuízos financeiros que tive”, explica.

Geize Ferreira

Para a pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental, Arianna Nascimento Farias e Silva, 24, o consumo compulsivo pode ser considerado um transtorno para a psicologia. As principais características são o impulso de realizar compras, ou obter bens de forma descontrolada, sem um planejamento e não analisando as consequências desses atos.

A terapeuta Arianna aponta os sinais que podem indicar que alguém sofre com esse transtorno. “Primeiramente é necessário observar se esse comportamento de comprar compulsivamente está afetando a vida e o bem-estar dessa pessoa, se há um planejamento quanto ao que gosta e, se o que compra é de fato necessário”.

Além disso, é importante estar atento ao histórico emocional dessa pessoa, pois o consumo obcecado pode ser resultado de transtornos de ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros. “Muitas vezes essa compulsão é um sintoma de algum outro transtorno que a pessoa já possui, devido esse comportamento de comprar servir de alívio e fuga desses sentimentos ansiosos. O que pode trazer problema e impacto na saúde mental da pessoa”, afirma.

 

Foto: Arianna Nascimento

Arianna explica o que se deve fazer para vencer as tentações e não entrar no vermelho. “Antes de tudo é se questionar sobre a necessidade da compra, realizar o questionamento dos pensamentos automáticos no momento em que ver algum produto, se perguntar se de fato é algo que precisa naquele momento”.

A boa notícia é que existe tratamento contra o consumo exagerado, por meio da psicoterapia, verificando o que de fato causa esse comportamento. Isso permite traçar medidas interventivas comportamentais e cognitivas no paciente.

Dicas práticas para lidar com a compulsão por compras

Reduzir tentações
Faça listas antes de ir à loja
Compre apenas o que você precisa
Se precisar ir ao Shopping tente ir com  um amigo de confiança que não tenha o mesmo comportamento
Questiona-se se você precisa disso ou apenas quer? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre estratégias para lidar com as compras compulsivas, espero que sua mente esteja um pouco mais aberta para entender que é preciso cuidar para que este comportamento não se agrave.

E se você sente algum sintoma, o menor que seja, não deixe de procurar um profissional de saúde mental.