Novo decreto da prefeitura de Imperatriz autoriza volta às aulas presenciais

Nesta quarta-feira (7), a prefeitura de Imperatriz publicou mais um decreto atualizando as recomendações de segurança a serem seguidas em atividades coletivas, tendo por objetivo conter a proliferação da Covid-19. O decreto 047 permite o retorno das aulas em sistema remoto ou híbrido, desde que a lotação corresponda a 80% da capacidade do local, respeite o distanciamento social e mantenha o uso de máscara.

Foto/reprodução: Patrícia Araújo

A flexibilização se deve ao avanço da cobertura vacinal no município e também à redução de 85,03% no número de óbitos ocorridos em relação aos meses de março e abril, e a redução de 37% em relação ao mês de junho. Entretanto, a retomada das aulas presenciais ainda gera insegurança em alguns pais.

É o caso de Valdirene Maia, que apesar de considerar essa medida positiva para sua filha mais velha que estuda psicologia numa faculdade particular, teme pela segurança de seu filho mais novo que ainda frequenta a educação básica. “Por um lado melhora o aprendizado, porque eu acho que em casa a pessoa não rende tanto quanto na sala de aula, com o professor do lado o tempo todo. Mas o vírus continua existindo, o risco de morte não acabou. Não acho que as escolas vão conseguir ter esse controle com as crianças”, afirma.

Ainda no decreto, a prefeitura esclarece que essas atualizações estão de acordo com o protocolo estabelecido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão-SINEPE, e que o retorno às aulas ficará a critério das instituições de ensino e deverá ser discutido em conjunto com os alunos ou pais e/ou responsáveis.

Clique aqui para conferir o decreto na íntegra: http://novo.imperatriz.ma.gov.br/media/site/uploads/2021/07/07/decreto47.pdf