Novembro negro premiação do projeto Festiafro e Procine

Alunos de escola pública se apresentam no teatro Ferreira Gullar (Foto: Anderson)

Ocorreu nesta quarta feira (16), no Teatro Ferreira Gullar, uma apresentação voltada para a intensificação de ações antirracistas e fortalecimento do movimento negro em Imperatriz. O evento, que aconteceu de forma gratuita, teve como principal objetivo apresentar trabalhos de autores negros de refência nacional, que foram expostos por alunos da rede pública da cidade.

Resgatar ações como essa e reforça a importância da luta pela igualdade racial, a fim de expressar e denuciar o racismo vivido e imposto aos negros, principalmente injustiças dirigidas a juventude negra. Dentro as apresentações feitas foi impossível não se emocionar e ver o trabalho realizado pelos coordenadores dos projetos, onde podemos ver o comprometimento de jovens com uma causa tão importante como essa.

Os temas eram livres e os alunos podiam apresentar poema, conto, crônica, e dramaturgia, trazendo as principais personalidades que são referências para comunidade negra, além de homenagens para pessoas influentes na militância afro na região Tocantina.

PROCINE

Uma mostra do cinema negro um projeto de cinema “curta e imagem negra” (procine) já existente alguns anos trabalha a imagem cinematográfica com objetivo de discutir questões raciais e pluralidade partir do contato que os estudantes tem com celulares, redes sociais, mídia, e usarem isso como ferramenta pedagógica para realização das premiações, juntaram força com varias entidades organizacionais para acontece essas atividade dentro dos espaços escolares produção organizadas pelos próprios  educadores.

FESTIAFRO

um projeto da coordenação de igualdade racial. na mesma noite teve amostra do teatro negro ( festiafro) trabalhando as diversas linguagem da arte, pautadas dentro da literatura e historia negra. os texto e crônicas  trabalhados dentro de sala de aula são produzidos por estudantes. no processo de interpretação traz discussão do que é literatura negra, conceitos e relações étnicas. o evento foi um grande fortalecimento pela aceitação e participação das escolas e qualidades do trabalhos apresentados.