Moradores elogiam qualidade de vida no Jardim das Oliveiras

Residentes e visitantes da região relatam experiências em um local estruturado

Gabriel Jordan

O Residencial Jardim das Oliveiras nasceu em 2012 com a proposta de ser um local diferente em Imperatriz, sendo totalmente planejado. Na cidade, os residenciais Cidade Nova, Colina Park, Cidade Jardim, Verona, Império Romano e Santa Clara foram projetados por organizações responsáveis pela construção física, indo na contramão do crescimento desordenado das regiões. “Aqui nesse local antigamente era uma chácara. A gente começou todas as operações de planificação e iniciamos as vendas. Já vai completar 11 anos”, relembra Dimas Filho, proprietário do loteamento.

Desenho da visão geral do Residencial Jardim das Oliveiras (Crédito: Acervo Pessoal)

Durante o processo de construção do bairro, a família do empresário, muito religiosa, solicitou a ajuda do bispo de Imperatriz, na época, Dom Gilberto Pastana, para nomear as ruas do loteamento. Hoje, a avenida principal homenageia o Papa João Paulo II, e as cerca de 40 ruas condecoram diversos santos.

Confraternização

O Jardim das Oliveiras tem se tornado atrativo para a população, pois dispõe de ambientes de recreação infantil, pistas para corrida e caminhada, praças e pomar, que tornam a comunidade ativa e integrada. Os moradores da rua São Zacarias, por exemplo, realizam cerca de cinco grandes eventos durante o ano. O organizador, Dhean Nobre, relembra o motivo inicial de idealizar momentos de confraternização. “Já tem três anos que moro aqui e quando chegamos só tinha nossa quadra. Tudo era mato, e os vizinhos eram um pouco introspectivos. Eu sou muito comunicativo, comecei a fazer amizades e começamos a construir pontes entre nós”, comenta o morador.

A primeira iniciativa foi um treino coletivo de funcional com café da manhã. Depois, churrasquinho na porta e, em seguida, a brincadeira de “queimada” na rua. Logo após, foi realizado o primeiro arraiá, que reuniu 30 pessoas. No segundo, em 2022, confraternizaram 150 e a edição de 2023 acolheu mais de 300 convidados. “Começamos só pra nos divertir, mas já estamos pensando em profissionalizar essa festa”, destaca Dhean.

Evento junino realizado na rua São Zacarias (Crédito: Dhean Nobre)

O loteamento também atrai diversos visitantes da redondeza. Josiane dos Anjos, habitante de uma invasão no bairro Bom Jesus, visita o bairro regularmente e elogia os pontos sociais. Ela estabelece um comparativo com o local em que vive. “Eu vejo muitas famílias fazendo piquenique aqui no bosque, e isso a gente só vê nesse bairro. A diferença do meu é grande demais, a começar por toda a estrutura. O pessoal do bairro tem essa preocupação com o meio ambiente e com os locais de diversão”.

Aos finais de semana, muitas famílias se reúnem nos dois bosques existentes no bairro para passeios e praticar exercícios físicos. Chás revelação, ensaios fotográficos, e reuniões religiosas são comuns em um sábado à tarde, o que desperta atenção de visitantes pelo loteamento.

Bosque do Residencial Jardim das Oliveiras (Crédito: Acervo Pessoal)

Expansão

Segundo o corretor de imóveis George Miguel, a região tem se destacado entre as que mais crescem na cidade. “Existem três bairros, posso citar que estão crescendo exponencialmente e o Jardim das Oliveiras é um, por conta das características únicas. Então, quem comprou e investiu, com certeza ganhou muito em relação à valorização mercadológica”, afirma.

Para o morador Airton Freitas, que reside há cerca de três anos no residencial, são diversas as vantagens de viver em um local planejado. “A organização que se tem principalmente em largura de rua, em mão de trafegar, a padronização das casas e as áreas verdes, eu vejo que a construtora tende a manter organizado. Apara a grama, planta árvores, não fica um local jogado”. Ele comenta a tranquilidade que o Jardim das Oliveiras oferece. “Por ser mais distante, você tem um menor fluxo de carros e tende a ser um local mais sossegado e tranquilo”.

Antes de passar a viver no Jardim das Oliveiras, Airton morava no Bacuri. Ele frisa que as condições de organização do antigo bairro eram suscetíveis, principalmente nas questões de infraestrutura e saneamento básico. Comparando as regiões, o morador do loteamento se sente à vontade para realizar algumas atividades. “Acho que o diferencial é basicamente a tranquilidade e a segurança. Até em relação à atividade física, você não precisa se movimentar pra muito longe pra fazer uma caminhada ou corrida, porque no próprio bairro, por ser tranquilo, se pode trafegar livremente”, comenta Airton.

No entanto, ainda para o morador, existem questões que devem ser ajustadas na região. “A iluminação talvez seja um ponto de melhoria, pois há alguns postes sem lâmpada”. Dentro do loteamento, ao chegar à noite, os dois ambientes de entretenimento ficam totalmente escuros. No local existem postes instalados, mas não entram em funcionamento. Este é um ponto que causa incômodo para os moradores das proximidades dos bosques ou para aqueles que desejam permanecer por mais tempo se divertindo. “Quando chega esse horário da noitinha, a maioria já começa a sair e voltar para suas casas, porque fica bem escuro”, comenta a visitante Josiane dos Anjos.

Projetos

A avenida Pedro Neiva de Santana, onde está localizo o Jardim das Oliveiras, compreende 9 quilômetros de extensão e tem sido destaque pelo seu crescimento em diversos segmentos. A chegada de empreendimentos voltados a materiais de construção, restaurantes, academias, bares, farmácias e hospitais, são resultado do avanço da construção civil na região.

Em 2020, o Jardim das Oliveiras recebeu a interligação do primeiro Anel Viário de Imperatriz. A avenida une a Pedro Neiva à BR 010, diminuindo a distância entre os dois extremos da cidade. Com mais de dois quilômetros de extensão, o empreendimento do governo Federal trouxe benefícios para o bairro e adjacências. “O crescimento do bairro, com a chegada de novos empreendimentos é bem importante. Mas só vai chegar mais, quando o bairro tiver mais moradores, nós ainda temos muitas áreas para construir”, analisa o morador Airton.

Contudo, em um local onde o gráfico de valorização é crescente, a tendência é que surjam novos projetos. A GF6 Construtora promete continuar o investimento nos Jardins III e IV, já aprovados, além de um mini-shopping e também iniciar o processo de verticalização do bairro, conforme revela o empresário Dimas Filho.

Esta matéria faz parte do projeto da disciplina de Redação Jornalística, chamado Meu Canto Também é Notícia. Os alunos e alunas foram incentivados a procurar histórias jornalísticas em seus próprios bairros. Essa é a primeira publicação oficial de todas, todos e todes.