Moda é assunto de destaque em grupo de trabalho no XV SIMCOM

Aline Xavier e Deumárya Oliveira

Moda é assunto de destaque no segundo dia de apresentações de pesquisas  no Grupo de Trabalho 2 – Estudos sobre Jornalismo no XV SIMCOM (Simpósio de Comunicação), que ocorreu na tarde desta quinta-feira (25), em uma transmissão ao vivo pelo aplicativo Zoom. O trabalho desenvolvido pela discente do Grupo de Pesquisa em Cibercultura (GCiber) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Cassia Castro,  sob orientação da professora Dra. Thaísa Bueno. O trabalho trouxe uma análise sobre o jornalismo no segmento da moda e suas nuances, peculiaridades e especificações. Ela abordou a atuação e técnicas através de relatos da rotina de trabalho de jornalistas e freelancers da área.

A acadêmica opina que há um preconceito contra o jornalismo de moda, por considerá-lo vazio e alienante. Todavia, a moda provoca reflexões importantes e tem um papel social pouco explorado, sobretudo na graduação, em que ela não configura nem como disciplina optativa. Além da pesquisa de Cassia, mais seis trabalhos foram apresentados com temáticas diversas, mas que convidavam a uma reflexão sobre as mudanças e dinâmicas do jornalismo na atualidade. A coordenação do grupo coube à professora Dra. Marcelli Alves e o debate teve a contribuição do professor Dr. Bruno Araújo, da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) que trouxe considerações pertinentes aos assuntos expostos.

Serviço:

O Grupo de Trabalho 2 – sessão 3 foi coordenado pela professora Marcelli Alves, que coordena o grupo de pesquisa G-ciber com a também professora do curso de Jornalismo e do PPPGCom, Thaisa Bueno. Veja quais foram os artigos apresentados hoje e para saber mais da programação acesso o site do SIMCOM

Sessão 3

Coordenadora: Marcelli Alves

Debatedor: Bruno Araújo (UFMT)

Autores Título do trabalho

Lorena Lacerda

Thaisa Bueno

WhatsApp na rotina produtiva do interior: um estudo a partir das perspectivas dos jornalistas de Imperatriz (MA) e Araguaína (TO)
Moabe Araujo Paiva Gabriela Almeida Silva Wyldiany Oliveira dos SantosCamilla Quesada Tavares O papel da audiência: a construção da produção noticiosa em dois veículos televisivos em Imperatriz

Cassia de Castro

Thaísa Cristina Bueno

Jornalismo de moda no Brasil: o que é preciso paraatuar na área?
Tátyna Viana Barbosa Reconfigurações da rotina produtiva: O telejornalismo regional na pandemia

Nayara Nascimento de Sousa

Letícia Holanda de Sousa

A confiabilidade na mídia sul-maranhense: em quais fontes de informações o público da Região Tocantina confia quando o assunto é a pandemia da Covid-19?

Rayssa de Sousa da Silva

Camilla Quesada Tavares