Mesa de debate discute a desinformação como forma de privilegiar políticos durante XV SIMCOM

Fabiana Viana

A desinformação como forma de privilegiar políticos é assunto discutido no início desta noite de quinta-feira (25), dando sequência ao 15° Simpósio de Comunicação (SIMCOM), em uma mesa redonda que teve como discussão o tema sobre “A circulação de desinformação no ambiente online”. Em uma transmissão ao vivo pela plataforma do YouTube, ministrada pela professora e doutora Isabele Mitozo, que atua como pesquisadora permanente do programa de pós-graduação em Comunicação da UFMA.

Como participação, a professora Nina Santos que é pós-graduada no Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Democracia Digital e pesquisadora, e o Viktor Chagas, professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Durante a apresentação foi citada a questão da desinformação como uma forma de se lucrar financeiramente, ou de ter vantagens em questões políticas, pois depois que tais desinformações são jogadas na Internet, as mesmas circulam rapidamente, e são muito difíceis de serem apagadas. Isso pode até ser estratégia usadas por políticos para obterem vantagem com tal ocorrido, através de fake News a seu favor.