Texto e fotos de Mariana de Paula Medeiros
No Maranhão, como em todos os estados brasileiros, existem diversos institutos de beleza, mas, a agitação do dia-a-dia, preços altos e até a demora no atendimento, muitas vezes impede que as mulheres os procurem. O meio que muitas encontraram para ter (quase) os mesmos recursos que esses lugares oferecem, de um jeito mais rápido e barato, foi pela internet, por meio dos tutoriais.
E se você pensa que as dicas nem sempre atendem as especificidades da sua região, saiba que há, sim, boas opções de tutoriais produzidos e pensados para cuidados com a beleza que estejam de acordo com nosso clima e estilo. Um exemplo disso é o vlog (termo abreviado que surgiu da junção de vídeo + blog para designar a utilização de vídeos ao invés de texto para falar sobre algum assunto na web) da maquiadora Lila Pink, de Açailândia, que deu início a suas atividades como vlogueira em 2012 e tem vídeos com mais de nove mil visualizações em seu canal virtual.

“Quando comecei minhas leitoras eram quase todas de outros estados. Hoje já recebo muitos comentários de mulheres do estado e da cidade [Açailândia]” diz Lila.
Kerlly Andrade mora em Imperatriz, é recepcionista e acrescenta que conhece outras garotas que não ficam de fora dessa tendência crescente na região. “Várias amigas minha acompanham dicas e tutorias pela internet, até porque é uma coisa que a gente pode acessar de qualquer lugar e a qualquer hora”, afirma.
A principal vantagem para as adeptas da prática é que, da ótica financeira, é mais viável aprender para fazer, pois assim não é preciso pagar pelo serviço quando se sabe como é feito, portanto, vira uma questão de escolha, não de dependência. Raissa Rocha, estudante de psicologia em São Luís, se sente motivada por esse motivo. “É melhor aprender e reproduzir porque para ir ao salão se gasta dinheiro, tempo e não se aprende, porém, aprendendo em casa, posso praticar com meus materiais quando quiser”, justifica Raissa.
Mudando e aprendendo – Já em Imperatriz, um exemplo de mulher que procurava esses vídeos para uso pessoal e hoje trabalha profissionalmente com o que aprendeu com eles é a maquiadora Kelma (mais conhecida como Kelma Makes).

Ela fala que sempre acompanhava os vídeos na internet, mas quando começou a maquiar pessoas conhecidas, por mais que tivesse feito alguns cursos, não imaginava que no futuro faria daquela válvula de escape sua carreira. “Comecei tem alguns anos maquiando amigas e familiares. Não levava muito a sério. Mas tenho facilidade com trabalhos manuais, via vídeos no YouTube e reproduzia, comecei a frequentar grupos de maquiadores e em seguida cursos de aperfeiçoamento”, declara.
Entretanto, a profissional confessa que ainda não se sente segura para ensinar o que sabe utilizando vlog. “Já pensei em ter um canal, mas não sei se levo jeito para vídeos, eles são difíceis”, admite.
Mas isso não a impede de usar a tecnologia para atrair a clientela. Um dos meios que ela utiliza para divulgar seu trabalho é por aplicativo de mensagens instantâneas no celular, onde faz grupos com mulheres que gostam da temática. “Gosto de atender, é sempre fascinante as reações das clientes quando se veem produzidas. Mas ensinar também é ótimo, ministro aulas de maquiagem profissional e automaquiagem pelo instituto no qual trabalho”, conclui Kelma.
Daniela Rodrigues, técnica em segurança do trabalho, é de São João do Paraíso, adora aprender dicas de beleza e participa desses grupos, por isso, considera uma boa ideia, mais prática e mais acessível do que a tradicional. “Me sinto mais bonita quando faço um penteado diferente ou uma maquiagem nova, então assisto muitos vídeos e estou em grupos no celular onde nós trocamos conhecimento. É muito mais fácil porque geralmente tem alguém que ensina, passo a passo, como a gente pode fazer tudo sozinha… Precisamos ter só o material, é claro”, completa.

Vale ressaltar que as brasileiras estão entre as mulheres mais vaidosas, pois, já faz alguns anos que o Brasil está na lista dos países que mais consomem produtos de beleza. O último levantamento, feito em 2015, pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), revela que seu lugar é o 3º no ranking mundial.
Dicas úteis sobre cosméticos:
Máscara de cílios | Para reutilizar rímel endurecido – se for à prova d’água, deixar embalagem fechada por um tempo em água quente, se for normal (que não é a prova d’água) colocar uma gota de hidratante e misturar sem tirar a escovinha de dentro do frasco. |
Batom | Deixar batom com aspecto matte – antes de passar o batom, aplicar uma leve camada de pó translúcido nos lábios e depois passar o batom. Repetir a sequência o quanto achar necessário. |
Base | Usar cor de base o mais próximo possível do seu tom de pele, nunca mais clara que ela. |
Sombra ou lápis de sobrancelhas | O mesmo para preenchimento de sobrancelhas, o mais próximo do seu tom de cabelo. |
Muito importante | Usar sempre protetor solar! |
Serviços
Mais dicas com Lila em seu canal, acesse o link:
https://www.youtube.com/user/alilapink
Ou para ver suas postagens no site, segue o link:
Para entrar no grupo de Whatsaap da Kelma Makes, Glamour Make Up, mande mensagem para o número +55 (99) 9226-0733