Maranhão está entre os estados que menos recebem recursos para educação por aluno

Texto: Agência Brasil/João Marcos

Entre as diferenças, a socioeconômica é a mais expressiva. Foto: Unsplash

Um levantamento feito pelo  Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, divulgado no último domingo (25), mostra o número das desigualdades entre os jovens 15 a 17 anos cursando o ensino médio. O Maranhão apresenta uma disparidade na distribuição de recursos para educação por aluno:  enquanto São Paulo recebe a maior média anual de recursos vinculados à educação por aluno, R$ 6,5 mil, o Maranhão está no outro extremo com R$ 3,5 mil por aluno ao ano.

O Anuário, feito pelo movimento Todos pela Educação em parceira com a Editora Moderna e traz dados organizados de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), também traz o número de jovens de  o ensino médio aumentou de 61% em 2012 para 68,7% em 2018. O percentual de jovens nessa faixa etária que frequentam a escola também vem crescendo e chegou a 91,5% em 2018.

As desigualdades socioeconômicas e de raça têm peso no acesso ao ensino médio, como aponta o anuário. Em 2018, 75,3% dos jovens brancos de 15 a 17 anos estavam matriculados na etapa. Já entre os jovens negros da mesma faixa etária esse percentual era de 63,6%, uma diferença de quase 12 pontos percentuais.

“Boa parte das desigualdade educacionais está relacionada a desigualdade de financiamento tanto em relação a garantia de recursos mínimos quanto a gestão de recursos. Estamos dando menos recurso para quem tem que corrigir um passivo histórico de investimento em educação”, disse o coordenador de projetos do Todos pela Educação para o portal Agência Brasil.

Confira abaixo o tweet feito pela conta oficial do “Todos Pela Educação” (@TodosEducacao) com o link disponibilizando o anuário de forma gratuita: