Maranhão é destaque no Fantástico devido a esquema de fraude fiscal em São Luís

Por: Ana Luiza Palmeira

Cerca de 40 milhões de impostos foram sonegados devido a reduções e isenções de impostos irregulares

Na noite do dia 15 de dezembro o Maranhão se tornou destaque no programa Fantástico, da TV Globo, ao mostrar um esquema de corrupção e sonegação de impostos que ocorreu no estado, no esquema alguns motoristas sonegaram cerca de R$40 milhões em impostos. 

O esquema foi descoberto em uma investigação do Ministério Público do Estado (MP-MA) e acontecia em São Luís. Essas pessoas se passavam por taxistas e usavam os alvarás da profissão para comprar carros com descontos que chegam a R$ 20 mil.

A investigação descobriu que cerca de quase 10 mil carros foram comprados com esse benefício desde 2020 e cerca de 35% desses beneficiados têm indícios de compras irregulares. Entre os indiciados estão policiais, servidores e empresários, devido a investigação, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando Moura Queiroz foi afastado de seu cargo pelo governador Carlos Brandão.

A reportagem, que teve 13 minutos, escutou o promotor de justiça que está a cargo da investigação Giovanni Cavalcanti e alguns dos indiciados, como a assistente administrativa hospitalar, Elizângela Cutrim Santos, que tem um alvará de taxista no município de Bacabal-MA, mas, que em entrevista admitiu não exercer a profissão. 

Em nota o Detran-MA informou que não poderia fornecer mais informações sobre os terceiros indiciados, pois parte da investigação ainda é sigilosa e não pode comprometer os trabalhos das autoridades competentes. 

Uma das próprias servidoras da MP-MA, Maria Lucena, foi flagrada pelo Fantástico utilizando um carro com o emplacamento de taxista, e explicou ao repórter que utilizou o alvará herdado do pai que era taxista em Imperatriz para comprar seu veículo em São Luís.  

A reportagem completa está disponível na Globoplay: https://globoplay.globo.com/v/13186282/