Lojas de tereré ganham espaço e adeptos em Imperatriz

Texto de Carolina Nascimento e Lucas Medeiros

Fotos: Acervo das fontes

 

Embora o hábito de tomar tereré, uma bebida à base de água gelada e erva-mate, não faça parte da cultura tradicionalmente nordestina, o costume vem ganhando espaço em Imperatriz. A cidade conta hoje com pelo menos cinco lojas especializadas na venda da erva-mate, base para a produção de tereré e utensílios para seu consumo. Dentre as lojas presentes na cidade, duas possuem estabelecimento físico e três delas funcionam de forma virtual, atendendo por aplicativos de mensagem. O tereré, mate gelado consumido principalmente no centro-oeste do país, caiu no gosto do imperatrizense por ser refrescante e compatível com o clima quente da região, motivo esse que torna o segmento do tereré em crescimento na cidade.

A bebida tradicional do Paraguai, é preparada a partir da mistura da água gelada, juntamente com as ervas que podem ser de sabor tradicional, até o de hortelã, limão e uva. A variedade de sabores, tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos imperatrizenses, se tornando uma ótima alternativa de bebida principalmente nos dias mais quentes. O administrador e proprietário da loja online Terás Itz, Guilherme Lima, 28, conta que mesmo durante a pandemia, as vendas têm sido satisfatórias devido ao clima da cidade. “A pandemia de certa forma ajudou um pouco nas vendas pois, no início muitos tiveram que ficar em casa e como o clima de Imperatriz é bastante quente, nada como um bom tereré para se refrescar. No verão a procura é um pouco maior”, explica Lima.

A loja que atua na cidade desde 2019, através da loja online que está presente tanto nas redes sociais quanto em um site de vendas, surgiu após Lima e sua namorada perceberem a dificuldade que os consumidores da bebida em Imperatriz tinham para encontrar produtos para o preparo da bebida. “A Terás Itz está nesse ramo desde 2019 e a ideia surgiu da minha namorada e eu pelo motivo de não ter tantas opções e um pouco de dificuldade de se achar os itens que compõe um bom tereré. No início o mercado não tinha tantas lojas como hoje, mas, ainda é um mercado promissor”, conta o administrador.

Seguindo os passos dos tios que são empreendedores, o técnico em farmácia e músico, Guilherme Gomes, 24, decidiu investir em uma loja do segmento do tereré após a bebida lhe ajudar na recuperação de problemas relacionados à saúde. “A ideia de empreender na área do tereré se deve a recuperação que tive de problemas gástricos e intestinais com o consumo do tereré e por causa da disposição física que sinto devido a presença da cafeína”, explica o empreendedor.

Gomes também conta que a pandemia não impactou o negócio, acredita no crescimento do mercado para casas de tereré na cidade e que mais que trabalhar no segmento do tereré, é consumidor assíduo da bebida. “Vejo o mercado de tereré como algo que pode ser expansivo e também gosto daquilo que eu faço, pois, além de vender sou profundo consumidor”, afirma Gomes.

Além da bebida refrescar os imperatrizenses nos dias de calor, ela também proporciona benefícios à saúde. A empresária mato-grossense que mora em Imperatriz, Fabiany Roberta Gomes Merlin Gallo, 43, que já consome a bebida há mais de 35 anos, conta que o tereré passou a fazer parte diariamente da sua vida e de seu marido após o consumo da bebida acabar com as crises renais que ele tinha frequentemente. “A gente começou a perceber que ele não passava mal no final de semana quando a gente consumia tereré, porque ele ia trabalhar e não tinha acesso no serviço, aí compramos uma garrafa e ele levava pro serviço e a partir de lá, já deve ter uns seis anos, nunca mais ele teve uma crise renal. Então o tereré veio fazer parte diariamente da vida da gente, tá com sete anos”, disse a empresária.

Unidos pelo amor e pelo tereré, o casal (Fabyany e Merlin) consome bebida diariamente há sete anos

A bebida é servida tanto nas tradicionais guampas, que são geralmente feitas de chifre de boi, como também em recipientes de vidro, aço inox, plástico, porcelana ou madeira, sendo ingerida por meio de um canudo semelhante ao usado para beber chimarrão, bebida tradicional no sul do país que se diferencia do tereré tanto na temperatura da água quanto na espessura da erva. Do gosto que vai desde o forte até um mais suave, a empresária Fabiany alerta que quem não deseja se apaixonar pela bebida, é melhor nem tomar. “Refrescante e diurético e se não quiser se apaixonar pelo doce amargo da erva-mate, nem experimente”, fala a empresária.

Pensando nos clientes que buscam conhecer algumas lojas que são especializadas na venda de produtos e utensílios para o preparo do seu tereré, o Imperatriz Notícias separou cinco lojas que oferecem seus serviços em Imperatriz, pontuando o endereço, funcionamento, contato e formas de pagamento.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Recanto do Tereré Itz

 A loja física que também atende de forma online possui uma variedade de produtos e acessórios para o preparo e consumo do tereré, que vai desde bombas e cuias, até kits de plásticos. A loja também trabalha com delivery com a taxa de entrega determinada de acordo com a localidade do cliente.

Endereço: Av. Bernardo Sayão, nº 1566, em frente ao branco do Brasil no bairro Quatro Bocas.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8 horas às 18 horas, e no sábado, das 8 horas às 15 horas.

Contato/WhatsApp: (99) 98152-0355

Instagram: @recantodoterere_imperatriz

Forma de pagamento: Dinheiro, cartão de crédito e débito e transferências via pix.

 

Gomes Mate Ervateria

 

O estabelecimento físico que também atende de forma online, tem como principal segmento os produtos para consumo da erva-mate, mas também atua na comercialização de materiais para churrasco. Trabalham com produtos desde a erva-mate em variados sabores, até garrafas e bombas para consumo e também utensílios para churrasco como tábuas e cutelaria.

Endereço: Rua Leôncio Pires Dourado, nº 1895, no bairro Bacuri.

Funcionamento: De segunda a domingo, das 8 horas às 19h30.

Contato/WhatsApp: (99) 99184-8089

Instagram: @gmterereitz

Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de crédito e débito.

 

Terás Itz

 A loja online conta com uma variedade de produtos que vão desde os mais acessíveis, até a linha premium. Quem acessar a loja, irá encontrar desde as ervas-mates de vários sabores e marcas, até os acessórios utilizados para o preparo e consumo do tereré, como bombas, guampas, garrafas térmicas, etc. A loja oferece delivery que depende tanto da localidade quanto do valor da compra, que determina se a taxa será grátis ou não.

Endereço: A loja atende pelo Instagram e também pelo site de vendas da loja terasitz.olistshops.com.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8 horas às 19 horas, e aos sábados e domingos das 8 horas às 15 horas.

Contato/WhatsApp: WhatsApp: (99) 99148-9020

Instagram: @terasitz

Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de crédito e transferências virtuais.

 

Império do Terás

 

A loja virtual atende especificamente na venda dos variados tipos de erva-mate e acessórios para consumo da bebida tereré. Com uma diversidade de produtos como bombas de inox e sabores diversos da erva, até kits práticos para consumo do tereré.

Endereço: Loja virtual atende pelo perfil do Instagram e pelo WhatsApp.

Funcionamento: O atendimento não tem horário nem dia fixo, funciona de acordo com a necessidade do cliente.

Contato/WhatsApp: (99) 98279-8969

Instagram: @imperiodoteras

Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de crédito e transferências virtuais.

 

Cia Tereré

 A loja online oferece uma infinidade de produtos que vão desde as ervas utilizadas no preparo da bebida, até os utensílios para o consumo. Atuando nas redes sociais desde 2018, a Cia Terás vende no varejo e atacado, enviando seus produtos para todo o país. Os proprietários da loja também contam com um grupo no WhatsApp para a publicação de novidades da loja e divulgação de fotos e vídeos entre clientes relacionados ao tereré. A loja oferece também delivery para seus clientes com o valor da taxa determinada pelo bairro da entrega.

Endereço: A loja virtual atende pelo Instagram e pelo WhatsApp.

Funcionamento: De segunda a sábado, das 8 horas às 18 horas.

Contato/WhatsApp: (99) 98407-3557

Instagram: @cia_terere

Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de crédito e transferências virtuais.