Estudante autista apresenta palestra sobre TEA no 18° Salimp

Jovem autista apresenta palestra sobre TEA no 18° Salimp
Ícaro Amorim, 16 anos, falou sobre cidadania e inclusão de autistas na escola (Foto: Cairo Yuri)

No espaço Café Literário, o 18° Salão do Livro de Imperatriz promove todos os dias palestras educativas e conscientizadoras sobre diversos temas. Ontem, quinta-feira (13), um dos palestrantes foi o jovem Ícaro Amorim, de apenas 16 anos. Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ícaro trata sobre a conscientização do autismo desde muito pequeno e é um dos maiores defensores da causa em Imperatriz. Sua palestra com o tema ‘Cidadania e inclusão de autistas na escola’ teve início às 14h30 e levou ao Café Literário uma fala carregada de emoção, relatando sua experiência pessoal, além das importantes discussões sobre a implantação de políticas públicas para inclusão de pessoas com autismo nos ambientes educacionais.

Aluno do Ifma Campus Imperatriz, onde faz Ensino Médio e cursa Informática, o jovem não poupou elogios aos professores e, por várias vezes, agradeceu ao Instituto. “Portas se abriram para mim, coisa que não aconteceu no município”, disse Ícaro comparando sua experiência no Instituto Federal com a fase em que estudou na rede municipal de ensino de Imperatriz. Ele relata que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas crianças autistas no município é de conseguir um cuidador em sala de aula para auxiliar nas atividades.

Por lei, todos os alunos com deficiência devem ter o acompanhante pedagógico capacitado para tal função, mas ainda é comum que as famílias recorram à justiça para conseguir o direito. Dessa forma foi com Ícaro, quando a sua mãe conseguiu uma ordem judicial para que o filho tivesse o cuidador durante as aulas no Ensino Fundamental. De acordo com o jovem palestrante, o diálogo entre professor, aluno e família, é essencial para o bom proveito da criança autista na escola.

Ao lado do seu professor orientador, Ícaro Amorim ressaltou que “autismo não é uma doença, e sim uma deficiência” (Foto: Cairo Yuri)

Outro tema tratado foi o cumprimento da Lei Berenice Piana, que institui os direitos dos autistas e suas famílias em diversas esferas sociais. Por meio dessa legislação, pessoas no espectro autista são consideradas pessoas com deficiência para todos os efeitos legais e, por isso, têm os mesmos direitos assegurados. Após uma breve fala do professor orientador de Ícaro, foi exibido um vídeo com a fala de Marcos Mion, apresentador de televisão que também é conhecido pelo ativismo na causa autista. No vídeo, Mion explica passo a passo como a pessoa autista pode comprar um veículo zero km com a dispensa do IPI e do ICMS.

Tratando sobre visibilidade, autoestima e inspiração, Ícaro conta que foi uma surpresa muito agradável quando soube que o craque de futebol Leonel Messi, eleito seis vezes melhor do mundo, está no espectro autista. Além disso, uma das séries preferidas do jovem estudante é The Good Doctor (O Bom Doutor), que retrata um jovem médico com autismo vindo do interior para trabalhar em um grande hospital. De acordo com Ícaro Amorim, essas mídias e personalidades proporcionam importantes aprendizados sobre a melhor forma de viver com o espectro.

Janete Oliveira, mãe de Ícaro, em fala de agradecimento e de orgulho do filho (Foto: Cairo Yuri)

Por fim, um espaço foi aberto para dúvidas e perguntas. A mãe de Ícaro, Janete Oliveira, pediu a palavra e, em uma declaração emocionante, fez o filho ir às lágrimas. Quando perguntando por um estudante do curso de Jornalismo (eu) sobre a maior dificuldade da adaptação na escola, Ícaro relembrou sobre a judicialização que a sua família enfrentou para conseguir um cuidador em sala de aula, mas falou também sobre o bullying sofrido por colegas que sequer sabiam o que é o autismo. Professores fizeram agradecimentos ao aluno, além do jornalista e escritor Domingos César que agradeceu pela palestra em nome da organização do Salimp.