Jô Santos e a Magia do Natal

Por: Guilherme Carneiro

Foto: Guilherme Carneiro

Nesta última semana, entre os dias 11 e 15, a artista Jô Santos tem levado alegria e sonhos, por meio de seu espetáculo “A Peteleca e o nascimento de Jesus” para diversas instituições filantrópicas de Imperatriz, por meio do projeto social Magia de Natal.

A ação é uma parceria entre a Agemsul (Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense) e o Projeto Mãos Estendidas. Ao longo da semana, a artista se apresentou em 5 instituições diferentes: Renascer Feminino, Mães do Joca Viera, Amar Mais; Fazenda da Esperança e Instituto Lucas Maranhão. 

Questionada sobre a escolha da peça, a atriz defende que conhece bem seu público e que eles gostam de algo cômico, mas que, ao mesmo tempo traga uma reflexão. Vestida de palhaça, que atende pelo nome de Peteleca, Jô narra com muito humor o nascimento do menino Jesus.

“O que eu mais acho lindo no projeto Magia de natal, é que nós vamos até essas pessoas. Pessoas que muitas vezes não conseguem ir até um teatro, pagar por um espetáculo”, destaca a artista. 

Ela diz se sentir muito grata ao ouvir as risadas do público e também por ser tão bem acolhida em cada instituto, para ela, essa é uma resposta ao esforço que ela carrega consigo ao desenvolver trabalhos como esse. 

A intérprete da palhaça peteleca também comemora a aprovação do seu projeto na primeira etapa da Lei Paulo Gustavo, “A ideia é poder continuar levando arte onde não se tem acesso”, revela.

Joanires Maria do Santos Sousa já possui 36 anos de carreira como Jô Santos, iniciou na dramaturgia quando tinha 17 anos de idade e desde então nunca mais parou. 

Além de palhaça e contadora de histórias, ela também é professora, artesã, e pesquisadora do movimento cultural. Essas e outras qualificações já renderam a Jô uma homenagem na XV Semana do Teatro no Maranhão.

Por meio de seu trabalho, Jô tem levado alegria, cultura e arte para pessoas em situações de vulnerabilidade.   

Foto: Guilherme Carneiro