Janeiro registra o menor número de casos da dengue dos últimos anos

 

Foto: Flickr

Por Luana Araújo

Dados do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti – LIRAa, mostram que os casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Imperatriz, no mês de janeiro de 2021, foram menores que em 2020 e 2019, registrando apenas quatro casos, mas com o aumento das chuvas nos meses de fevereiro e março, este número deve crescer, pois há uma ampliação na quantidade de reservatórios de água que a fêmea pode depositar seus ovos.

“O período de chuva é propício para a proliferação do mosquito por conta das águas paradas. Os focos do mosquito chegam a crescer acima de 80%”, afirma o agente de saúde Dênis Francalino. O agente também dá algumas dicas de como evitar a reprodução do mosquito. “A população deve evitar água parada nos domicílios e principalmente em terrenos baldios”, diz Dênis. Se sentir algum sintoma, a população deve procurar as Unidades Básicas de Saúde – UBS.

Em Imperatriz as chuvas ocorrem principalmente nos meses de fevereiro e março, e por isso a população precisa ficar alerta com o aumento de focos do mosquito Aedes aegypt, que é o transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya, pois as chuvas são a principal causa da proliferação do mosquito.

Sintomas

Os sintomas da Chinkungunya e do Zyka são parecidos, a pessoa sente febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza e dor atrás dos olhos. Podem aparecer também manchas vermelhas no corpo, coceira, causar náuseas, vômitos e dores abdominais.

Prevenção

Algumas medidas simples de prevenção são recomendadas pelo Ministério da Saúde, como:

Manter lixeiras bem tampadas;

Tampar caixas d’água;

Manter garrafas de boca para baixo;

Tampar tonéis e caixas d’água;

Manter as calhas sempre limpas;

Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;

Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.