Instituto de recuperação de dependentes químicos atendeu 1,4 mil pessoas em 2015

Segundo levantamento anual realizado em 2015, mais de 1400 pessoas foram atendidas pelo Instituto Lugar de Ajuda, que acolhe cidadãos em situação de risco ou com dependência química. Os dados foram divulgados em fevereiro deste ano. O órgão conta com nove projetos sociais e comunidades terapêuticas  em Imperatriz e região, acolhendo e beneficiando homens, mulheres e crianças. O Instituto trabalha em rotatividade de seis meses com as pessoas que estão em tratamento a dependência química. Por mês o número de beneficiados permanentes no projeto pode chegar a 300 pessoas.

De acordo com o diretor do instituto, José Luiz Lopes, a qualidade no atendimento vale muito mais que quantidade. “O que nos alegra não necessariamente são os números, mas a essência do que está acontecendo na vida das pessoas”, explicou o diretor, que reforçou a necessidade de que mais pessoas possam se tornar parceiras, para que mais beneficiados consigam ter uma nova oportunidade na vida.

Grupo atende dependentes químicos

Um dos projetos sociais que mais atendeu pessoas foi a comunidade terapêutica Renascer I, que fica localizada no município de Montes Altos e atendeu 213 homens envolvidos com álcool e drogas. Hoje muitos dos ex pacientes auxiliam e trabalham na monitoria de algum dos projetos. É o caso de Dreika Souza,  ex dependente química, que diz ter  mudado de vida  e agora possui sonhos que podem ser realizados. Sobre ajudar outras pessoas ela diz que se encontrou. “Agora eu ajudo outras pessoas. Nesse lugar, eu encontrei o que faltava na minha vida”, afirma.

O órgão surgiu a partir do projeto missão criança  (Promic), uma das primeiras  comunidades terapêuticas que acolhe adolescentes em situação de dependência química. Desde 2013, já como Instituto Lugar de Ajuda, atua na recuperação de pessoas. O Instituto conta com aproximadamente 40 pessoas que trabalham de forma  permanente em todos os projetos sociais, além de todos os voluntários que aderem a causa.

Para quem precisa ser atendido por um dos projetos do instituto, é  só procurar a sede que fica localizado na rua Mauranhão, 698, Bairro Nova Imperatriz, aonde passaram por atendimento, e de acordo com a demanda do órgão, a pessoa é encaminhado para um dos projetos.

Como ajudar?

O Instituto Lugar de Ajuda aceita todos os tipos de doações, que podem ser realizadas através da internet, por meio do site lugardeajuda.com, e através de depósito em conta bancária: Bradesco, agência 2218-7, conta 15.440-7.

Autor: Aleilton Santos

Foto: Aleilton Santos