Imperatrizense é selecionada para apresentar artigo sobre mulheres krikati em evento em SP

Samira Santos, aluna de graduação do curso de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizou sua inscrição para participar da Semana de História da PUC-SP, com o objetivo de apresentar seu artigo de pesquisa sobre as mulheres indígenas Krikati e conquistou sua vaga. O Simpósio é um evento realizado anualmente e está em sua 21ª edição. São 5 dias de conteúdos e atividades, realizados de 02 a 06 de outubro. As inscrições de artigos são feitas através do link disponibilizado no Instagram do congresso (https://www.instagram.com/semana_pucsp/).

A aluna iniciou o artigo devido ao grande apreço pelas questões de gênero e à falta de conteúdo sobre as lideranças indígenas femininas no Maranhão. Recebendo orientação do professor doutor Jaime Garcia, que também trabalha com estudos indígenas, ela começou a produzir a pesquisa de caráter exploratório. “Por ser uma pesquisa exploratória, precisei estar atenta às bibliografias, aos outros artigos que serviram de base e às leituras em geral sobre gênero e mulheres indígenas Krikati.”

O objetivo da pesquisadora é conseguir a publicação do artigo, visando trabalhar ainda mais com questões de gênero, não apenas com mulheres indígenas, mas também com mulheres nos campos da ciência e na luta por direitos. Existe interesse em levar o conhecimento do artigo adiante. Assuntos como esse são pouco abordados e torna-se necessário destacar esse tema maranhense em um evento de âmbito nacional.

A discente encontrou o evento pela internet e decidiu realizar sua inscrição, seguindo as orientações fornecidas pela comissão organizadora do simpósio. O e-mail de aprovação chegou logo em seguida. Esta é a primeira participação da graduanda em uma conferência desse porte, e as emoções estão à flor da pele. “É um misto de sensações incríveis poder levar meu estudo para outras pessoas, outra universidade e outro estado, é enriquecedor”.