Imperatriz atinge mais de 12 mil microempreendedores ativos em 2023

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Imperatriz

Por Saiury Lima

Até maio de 2023, a cidade registrou mais 12.070 microempreendedores individuais formalizados e ativos. De acordo com os dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal, Imperatriz conquista o segundo lugar no estado em termos de formalização de Microempreendedores Individuais, ficando atrás somente de São Luís.

Nesse cenário de crescimento empreendedor, a voz de microempreendedores ganha destaque. Tainara Menezes Colares, de 21 anos, representante de uma hamburgueria local afirma que: “A gente tem sempre que ir atrás do melhor, ser dona da minha própria hamburgueria sempre foi um grande sonho. E hoje em dia o mercado está concorrido em todas as áreas. Para quem é empreendedor, não está fácil”, destaca Tainara.

Além disso, os setores que ganham maior destaque envolvem artigos para vestuário e serviços de beleza, como  cabeleireiros, manicure e pedicure, com 6,7%. Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios ocupa 9,6%. Seguido por vendas diversificadas que fica em terceiro lugar, representando 5,8% e mercados de pequeno porte que atendem às necessidades diárias da população com 3,6%

A diversidade de gênero também ganha destaque, sendo 49,60% dos microempreendedores do sexo feminino e 50,40% do sexo masculino. Maria Walbiane Alves Bezerra, costureira de 41 anos, compartilha sua perspectiva, dizendo: “Nós que começamos com o pouco precisamos lutar muito para ganhar reconhecimento e encontrar oportunidades. O empreendedorismo é um muito desafiador, mas ser seu próprio patrão ajuda muito”, diz.

Veja a lista a seguir para compreender os principais critérios necessários e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. Ter um comprovante de residência;
  3. Atuar com uma das atividades permitidas pelo MEI;
  4. Ter um faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano (receita bruta);
  5. Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
  6. Ter no máximo um empregado.