Ética do assessor e do jornalista é tema central de minicurso

A ética no trabalho do jornalista e do assessor foi o ponto central do minicurso de Assessoria de Comunicação, que ocorreu no IV Simpósio de comunicação da Região Tocantina, organizado pelo curso de jornalismo da UFMA, campos Imperatriz MA, nos dias 1º a 3º de dezembro de 2010.

Aberto aos acadêmicos de todas as instituições, professores e profissionais da área o minicurso foi ministrado pela jornalista e assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Semed), Sheila Pinto. Além de explicar como é o trabalho do assessor de imprensa e suas metas, ela relatou um pouco de sua experiência na área.

O minicurso permitiu que os alunos conhecessem como funciona uma assessoria de comunicação, quais cuidados devemos ter com o assessorado, além de dicas de como atrair a mídia e agir durante uma entrevista ou coletiva. Temas como a ética no trabalho do jornalista e assessor foram questionados, bem como a pressão que o profissional recebe em seu cotidiano, pois seu trabalho fica limitado algumas vezes a “maquiar” as ações de certas instituições ou pessoas influentes na sociedade.

O último dia foi encerrado com os participantes do curso reunidos em grupos apresentando releases criados por eles mesmos com um assunto escolhido por Sheila Pinto: os problemas enfrentados por uma empresa que está quase falindo.