Festival de Música em Imperatriz acontece na próxima semana e lista com selecionados é divulgada

Foto: Danilo Cândido

Texto: Lorena Guimarães e Valéria Rosa

Começa na próxima semana a 13ª edição do Festival de Música de Imperatriz. O evento está previsto para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de julho e será transmitido no canal do Youtube do Zeca Tocantins. Por causa da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, este ano, assim como foi em 2020, será realizado de forma online. Os primeiros dois dias do festival são destinados para a fase eliminatória das músicas, sendo que no primeiro e segundo dia serão apresentadas 10 músicas  e escolhidas cinco de cada para a fase final.

A organização do festival divulgou ontem, 06, em live no Youtube do canal do Zeca Tocantins, os nomes e a ordem que acontecerá as apresentações. Na ocasião foi informado que as músicas selecionadas serão divulgadas no Instagram do Festival, que conta com mais de 500 seguidores,  e a música que receber mais curtidas na rede social ganhará um prêmio no valor de R $1.000 da provedora de internet Júpiter. A live contou com a participação do presidente da Academia Imperatrizense de Letras Raimundo Trajano Neto e foi apresentada por Francisco Hudson.

Para o cantor e compositor Jefferson Carvalho, que teve as suas apresentações interrompidas por causa da pandemia, o evento é uma oportunidade para voltar aos palcos e garantir uma renda extra. “Apesar da pandemia, da dificuldade que a gente encontrou de exercer o nosso trabalho, tem acontecido esses festivais, esses editais, que estão ajudando os artistas e se não fosse por eles eu estaria de mãos abanando porque eu dependo 100% dos eventos para trabalhar”, lamenta o cantor.

Jefferson ainda conta que está muito feliz por “voltar a um palco depois de tanto tempo” e que essa será a primeira vez que se apresentará no teatro da cidade. O cantor será o oitavo participante na eliminatória do primeiro dia de festival, buscando garantir a classificação entre os cinco escolhidos para a fase final.

Além da inscritos, durante os três dias de Festival, cantores locais como Erasmo Dibell, Zeca Tocantins, Jorge Baião, Wes, Ana Paula Bastos e Karlla Gyz se apresentarão.

Apoio

O evento recebe o apoio da  Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), decretada em agosto de 2020, que visa a realização de ações que promovam e mantenham viva a cultura. Por meio da lei, foram destinados quase  R$ 62 milhões ao estado do Maranhão e, desse valor, R$ 53 milhões foram divididos entre as gestões municipais. Segundo o governo do Maranhão, até dezembro de 2020, R$ 36 milhões, equivalente a 58% do valor destinado ao estado, já haviam sido aplicados. Já em maio deste ano, houve a prorrogação do período para aplicação do recurso advindo da Lei Aldir Blanc, o que proporcionou o investimento em mais ações culturais.

Confira a lista dos classificados: