Estudante imperatrizense cria app que mapeia os buracos da cidade

Por Pedro Ítalo

O estudante Imperatrizense, Gabriel Pinto do Vale, aluno do curso de de Ciências da Computação do Instituto Federal do Maranhão – Campus de Imperatriz (IFMA), desenvolveu um aplicativo que mapeia os buracos nas ruas da cidade. A criação do aplicativo surgiu para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O aplicativo se chama Scanitz e surgiu a partir de uma “epidemia de buracos”, como ele diz, que começou a aparecer na cidade de Imperatriz. “A partir disso eu sentei com meu orientador e a gente conversou e pensamos em criar uma plataforma que pudesse conectar de forma diferente as populações da cidade e os gestores responsáveis pela manutenção do município” conta Gabriel.

Segundo ele, a ideia é de escanear a cidade, localizar e registrar os problemas de infraestrutura, principalmente na questão dos buracos nas ruas da cidade, e dar visibilidade a esses problemas da cidade e assim criar uma forma de solicitar soluções a esses responsáveis pela manutenção do município.

Segundo o orientador do projeto, Prof. Dr. Daniel Costa. “O aplicativo serve como uma forma de pressão popular para cobrar ainda mais uma melhor infraestrutura para as ruas da cidade”. O aplicativo conta com uma colaboração da população, no qual, eles podem tirar fotos da cidade e colocar no ponto do mapa que fica no aplicativo.

Os problemas com buracos na cidade

Não é de hoje que Imperatriz sofre com as ruas esburacadas e a falta de infraestrutura. As reclamações sobre buracos vêm de vários pontos da cidade, sejam elas de pedestres ou motoristas que trafegam nas ruas e que muitas vezes tem o seu veículo quebrado ou até mesmo pode correr o risco de sofrer um acidente, pela falta de infraestrutura.

Como é o caso do mototaxista, Dorival Tacudinaba, que relata que a falta de infraestrutura acaba prejudicando o seu trabalho. “Esses buracos que tem prejudica demais a gente que é mototaxista, muitas vezes eu tenho que fazer uma volta muito grande aumentando a rota o que deixa a corrida muito mais longa”. relata.

Agora com a chegada do tempo chuvoso a preocupação dos imperatrizenses em relação aos buracos e a falta de infraestrutura transforma o que era apenas buracos em grandes poças de lama, o que pode arrecadar ainda mais o aumento de acidentes no trânsito na cidade.