Esportistas do Bananal aprovam reforma do estádio José Custódio

Texto: Lucas Cunha

Fotos: Arquivo TV Bananal

O estádio José Custódio quando foi criado, no bairro Bananal, que na época pertencia a Imperatriz MA e hoje é parte do município de Governador Edison Lobão, não era nem de longe parecido com o que se vê hoje, após passar por reformas. “Antes de tudo aqui era uma lagoa, era onde nós tomávamos um banhozinho na época de inverno”, afirmou o desportista Osmar Morais em meio a gargalhadas. Havia, ainda, outros problemas de infraestrutura. “No verão a poeira subia, no inverno o campo virava uma lagoa. Peguei muito cará”, brincou. Após a reinauguração, que ocorreu no dia 23 de abril de 2022, o estádio mudou sua estética. “Hoje está muito diferente. Agora ficou bacana com essa estrutura, arquibancada, sombra durante a tarde para galera”, elogia Osmar.

Estádio José Custódio após a reinauguração, em 2022

Após passar por reforma e ampliação, a nova estrutura agradou os atletas locais. “Ultrapassou o que eu sonhei. Está de parabéns, bonito demais”, afirmou o esportista Evair Fernandes, emocionado. O presidente da associação de moradores do bairro, James Sousa, destaca a recepção do novo estádio. “Era um sonho de todos nós que amamos, praticamos e vivemos o futebol nessa comunidade”, frisou. Já o ex-secretário estadual, Clayton Noleto, informou que todos trabalharam juntos para chegar a esse resultado. “Hoje a gente vê, aqui, o resultado do trabalho”.

Para o morador Gilberto Silva, além de mais qualidade para os atletas e torcedores, o estádio deve atrair jovens para o esporte. “Antes eles não vinham para cá, pois era só poeirão, gramado ruim, só buracos. Hoje tá cheio de jovens aí disputando a ‘pelada’ da semana, pois agora o gramado está excelente e isso atrai eles”, relatou. Segundo o atleta Ricardo Carnaúba, incentivar o esporte é uma maneira de impedir que os garotos da comunidade se envolvam com drogas.

“Impede o envolvimento com caminhos obscuros que os levarão para perdição. E a nova arena vai ajudar nesse processo”, afirma Ricardo. 

Gilberto Silva complementa que a expectativa é que o poder público conserve o gramado como está “e esperar as competições começarem”. Para James Sousa, por sua vez, a esperança é que a nova arena traga muita alegria para a comunidade de Bananal.

Para o prefeito da cidade, o professor Geraldo Braga, o sentimento é de dever cumprido. “O objetivo acima de tudo é atender a população. Nós nos comprometemos com a melhoria dos espaços e graças a Deus está acontecendo com uma gestão comprometida com a cidade”.

Comércio

Os vendedores informais também se dizem beneficiados com essa reinauguração, pois contam com uma forma de arrecadar renda extra para o sustento da família. “Nós, como ambulantes, temos nosso trabalho semanal, mas com a reinauguração a gente ganhou muito, porque a gente vende a água, a cerveja, o refrigerante, o pastel, o geladão”, destaca Ednaldo da Silva. Devido à crise no setor de empregos, muitos desses trabalhadores não têm outra fonte de renda e as vendas nas proximidades do estádio acabam sendo o único meio de sobrevivência.

Comerciante Ednaldo Silva, o Bené, trabalha às margens do estádio

Ainda segundo Ednaldo, as pessoas estão vindo assistir aos jogos porque sabem que irão encontrar um ambiente mais seguro, com sombra, assento e uma estrutura bem mais ampliada tanto para quem vai jogar quanto para quem irá assistir. E essas pessoas acabarão comprando os produtos dos ambulantes. “Porque quem tá aqui quer tomar uma gelada, um refrigerante. E nem precisa trazer sua garrafinha de água, porquê!? O Ednaldo, o Bené e outros mais vão estar lá para vender”, relatou ele, sorrindo.

Esta matéria faz parte do projeto “Meu canto também é notícia”, desenvolvido com os estudantes do 1º semestre do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz (MA). Eles e elas foram estimulados a procurar histórias no entorno onde vivem.