Entrevista com professor Lucas Reino sobre Chat GPT – Suporte ou substituto?

Repórter: Eduarda Viana

Fotos: Sophia Becker

Você prepara o sistema para falar como se fosse especialista, deixa algumas coisas definidas, com quem ele está falando, e a partir daí você faz as perguntas e faz as construções. Mas não é para você acreditar 100% no que está lá”

O professor Lucas Santiago Arraes Reino – 43 anos, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em comunicação empresarial (UNIDERP), mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ministra aulas de Web Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e procura introduzir recursos atualizados para auxiliar seus alunos durante as atividades.

Em 17 anos de qualificação, o professor que há 13 anos orienta os estudantes de Web na UFMA, passou por muitas mudanças e adaptações sendo elas em novas formas de ensinar ou de inserir as tecnologias aos acadêmicos.

Ao longo do tempo tenta se manter atualizado das novas tecnologias que vão surgindo para introduzi-las em sua matéria e incentivar seus alunos a usarem as plataformas em suas criações diárias. Temos como exemplo o Google, que revolucionou os meios de pesquisa, e se tornou um suporte de estudo para os alunos e professores.

A mais recente tecnologia presente nas aulas do professor Lucas Santiago, é a inteligência artificial Chat GPT, criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, modelo avançado de criação de texto que além de retornar os resultados, é capaz de contextualizar e elaborar diferentes tipos de textos como títulos, logos ou receitas.

O algoritmo também se integra com outras plataformas como Chatbots ou assistentes virtuais como alexa e google, o que muda completamente a forma como os usuários podem obter novas informações.

Para mais informações, acessar o site: https://chat.openai.com/

Eduarda Viana: Como você utiliza o Chat GPT para auxiliar seus alunos?

Lucas Santiago= Eu uso para dar sugestões de conteúdo, e uso também ele para ensinar como usar a ferramenta no dia a dia.

Imperatriz Notícias: Como você acha que o Chat GPT beneficia os alunos na montagem dos textos?

Lucas Santiago= Eu vejo como um recurso de apoio, então, as vezes você está com dúvida de como abordar determinado conteúdo, reescrever uma frase que não ficou legal, as vezes um título, em um exercício, você precisa produzir muito para chegar em um título final, então ele sugere coisas, eu penso que o GPT é um bom apoio nessa questão. Ele não é uma produção criativa, é uma produção de fazer bastante, dar volume, para você poder gerar um conteúdo melhor, ele não faz nosso trabalho, mas ele nos auxilia.

IN: Você acha que a facilidade de criação de textos, deixa o aluno mais preguiçoso na hora de criar sem ajuda do site?

LS= Se a pessoa quiser ser preguiçosa, ela vai dar um jeito, não importa a ferramenta, vai ser copiando de um colega, de um livro, de um jornal, mas não acho que é esse o ponto, acho que vai permitir que a gente faça muito mais ou muito menos, vai depender de como a pessoa vai querer lidar e como que a gente como professor vai avaliar. Se eu faço uma pergunta que a pessoa pode responder usando chat gpt será que é a pergunta certa que eu estou fazendo? Será que a faculdade pode ser substituída por uma ferramenta dessa? Não devia né, então na faculdade tem que ter algo além daquilo que é oferecido por uma ferramenta que só junta os dados, então eu penso que não vai ficar mais preguiçoso, mas quem quiser ser mais preguiçoso vai ter um espaço pra ser, assim como consegue encontrar em qualquer ambiente, eu sempre faço a comparação com o Google porque a gente tinha muito medo quando chegou o google, falava assim, “nossa tem acesso a tudo, as pessoas vão copiar” e agora o plagio continua sendo um problema e continua sendo errado, agora faz a pessoa que quer e não tem como impedir.

IN: Como você acha que os professores podem incluir o site para auxiliar os alunos durante suas aulas?

LS= Eu acho que a gente tem que encontrar formas de usar a ferramenta dentro do que é aquela área da sua aula. Eu dou aula de web, tenho que encontrar formas de usar a ferramenta, porque a gente vai usar no dia a dia, a gente passou isso com o Google, você vai adaptando-o, hoje penso que a gente tem que encontrar formas de usar, professores de todas as áreas podem usar de formas diferentes, agora a gente tem que encontrar como fazer isso. Eu sei que tem gente que tem medo, como por exemplo na aula de redação, que ele substitua, mas ele não vai substituir a sua escrita, ele pode te auxiliar nisso para você escrever melhor, se você usar ele para escrever no seu lugar, você vai estar se enganando, porque não aprende a escrever e nem vai ter qualidade suficiente para dizer quando ele está errado, onde pode melhorar.

IN: De que forma o Chat GPT pode trabalhar como complemento de pesquisa do Google?

LS= O GPT tem uma limitação, ele é um grande exemplo de inteligência artificial desse tipo que tem agora, mas ele tem uma limitação de ano, porque ele parou em 2021, não é atual, o Google permite que você faça buscas e o GPT permite que você faça conexões entre elas, por exemplo eu estou fazendo um site e tenho a dificuldade de fazer alguma coisa, eu procuro no google como fazer aquilo e encontro algumas formas que as pessoas indicam de solução, eu pergunto pro GPT como fazer aquela conexão no meu caso. Enquanto em um você consegue buscar uma base de dados enorme no outro você consegue ligar as ideias, fazer por formas de atuar. Eles trabalham bem juntos, alguns sites como Bling já estão integrando ele, então ao mesmo tempo que você faz a busca tem o GPT fazendo sugestão de conexão.

Eu acho que eles vão mudar a forma como a gente usa todas as ferramentas, é uma grande revolução, eu não tenho ideia de onde vai chegar

IN: Como você acha que essa incorporação com outros aplicativos vai influenciar na comunicação?

LS= A gente viu a Microsoft fazendo integração com o Word, com o Excel, tudo que é empresa está integrando. Eu acho que eles vão mudar a forma como a gente usa todas as ferramentas, é uma grande revolução, eu não tenho ideia de onde vai chegar, eu acho que a gente pode fazer um chute, é que se vai encontrar uma produção muito maior de conteúdo, que vai valorizar, eu penso, de quem produz algo original, mas assim, para onde vai é uma loucura porque estão integrando tudo.

IN: Você acha que o GPT pode substituir o profissional da área de comunicação?

LS = Eu acho que essas inteligências artificiais vão substituir muitas funções, agora profissional de comunicação é uma coisa mais ampla, mas muitas funções eu acho que vão ser substituída sim, é uma coisa natural. A profissão vai mudar, assim como no jornal, que era construir de uma forma, tinha profissões específicas, hoje já não tem mais, a união de várias funções em um em uma pessoa só. Então muda o mercado, muda a profissão, muda as exigências, do que se quer de cada profissional, e vai ferrar mesmo, vai acabar com pessoas que não se atualizarem, vai passar por cima de profissionais que acham que isso não vai ter efeito, vai ser assim. Eu acho que inteligência artificial vai tirar mesmo algumas funções da nossa área e vai criar outras, só não sei se vão ser equivalentes e nem se vão ficar limitadas a quem é de comunicação.

IN: Como você acha que o Chat GPT pode auxiliar outras profissões fora da área da comunicação?

LS= Eu acho que ele vem para revolucionar, ele é um exemplo de muitas dessas inteligências artificiais que vem para revolucionar de diversas áreas, inclusive a comunicação. Então eu acho que vai atingir todas as áreas, eu já vejo assim ampliando muito isso, se você for pensar que a comunicação está em quase todas as coisas, tudo o que envolve comunicação vai ter essa ferramenta inteligência artificial atuando. Então eu penso que vai ter em tudo quanta coisa cada vez mais, tudo que usa computadores, quase tudo hoje em dia vai ter né? Eu imagino que a gente vai envolver essa inteligência artificial como colaboração dentro das coisas, assim como a internet hoje em dia. Então, eu não consigo te dizer um exemplo exato, mas eu penso que na prática ele vai atuar em todas as profissões que têm computação, que tem comunicação. Eu imagino que para a arquitetura, para engenharia, para nutrição, sugerindo dietas. Então a gente tem uma infinidade de coisas, porque além de ser um banco de dados, consegue fazer cruzamento de informações, imagino que dificilmente alguma profissão não vai ser afetada pela inteligência artificial.

IN: Como podemos contornar a margem de erro na hora de fazer pesquisas?

LS= Você precisa conhecer do assunto, e precisa usar ele para te ajudar. Você prepara o sistema para falar como se fosse especialista, deixa algumas coisas definidas, com quem ele está falando, e a partir daí você faz as perguntas e faz as construções. Mas não é para você acreditar 100% no que está lá, é como em qualquer coisa, qualquer conteúdo, página da internet, qualquer pessoa que te fala as coisas não é para confiar 100%. A forma de contornar o erro, as possibilidades de erro é ter uma postura crítica dentro das coisas, ter conhecimento.

IN: Com sua última atualização em 2021, como você acha que isso prejudica as pesquisas feitas no site?

LS = Sobre ser de 2021, ele tinha que ter uma limitação, mas ele estava está trazendo plugins que vão conectar com bancos dados atuais, e assim, ele precisou fazer isso para a construção das respostas. Por exemplo, para minha irmã que é advogada atrapalha muito, porque muita coisa mudou 2021 para cá, mas eu penso que é momentâneo, eu imagino que com o tempo isso aí vai ser passado e vai ser atual, vai ser envolvido com o que vem em tempo real, assim como tem alguns que se conectam a resposta do Google, eu acho que é só passageiro e tem que ser usado com essa reflexão né, sabendo disso.