Entrevista com Isa Matos, a embaixadora do coletivo de apoio a pessoas com Sindrome de Down “Cromossomos+”

“Eu vou lutar, eu vou lutar e fazer a minha parte para que não tenha preconceito e não tenha bullynng comigo”

Repórter: Basiliano Neto

Foto: Samanta Matos

Isadora Hayna Matos é digital influencer, atriz, modelo, ativista social e embaixadora do coletivo de familiares e amigos da pessoa com Síndrome de Down, o Cromossomos+, criado por sua mãe, a professora Samanta Matos.

Em 2021 estampou a campanha de notificação de pessoas com Síndrome de Down, que tinha o objetivo de fazer um balanço de informações sobre elas e criar um banco de dados oficial para registrá-las. Assim possibilitando a criação de projetos e iniciativas do poder público para melhorias no atendimento a este grupo social.

Ainda durante a pandemia, Isa também estampou a campanha que pedia a inclusão de pessoas que possuem trissomia do cromossomo 21 na lista de comorbidades para vacinação prioritária contra Covid-19 em Imperatriz, e foi a primeira vacinada.

Como atriz, estreou em dezembro de 2022, apresentando um monólogo do poema o vestido de Laura, de Cecília Meireles, e encenando um texto do livro Flicts, de Ziraldo, no teatro Ferreira Gullar.

Antes de trilhar os caminhos da arte, estudou nas escolas regulares desde os três anos de idade, mas devido à deficiência intelectual teve dificuldade principalmente em português e matemática, e mesmo estudando nas melhores escolas de Imperatriz teve problemas, “problemas de professores que não queriam adaptar as avaliações, coordenação que não entendia… Professores chegaram a me dizer que minha filha era mais uma para dar trabalho em sala se aula!” Lamenta Samanta.

Devido esses problemas Isa saiu das escolas tradicionais aos 19 anos e continuou com acompanhamento pedagógico, psicopedagógico, fonoaudiológico e psicológico. Além disso, sempre recebeu o incentivo de sua mãe a cerca de desenvolver um pensamento em relação ao ativismo social.

A professora, que é Mestre e Doutora em literatura, esclarece que agora elas investem em outra forma de educação, ela mesma auxilia a filha em casa, com exercícios de leitura, matemática, além dos cursos que são de interesse da influenciadora, “Nem todo mundo precisa concluir o ensino só para ter um diploma.”.

Hoje aos 23 anos, Isa conta com o apoio de sua mãe para gerenciar suas redes sócias. Segundo a professora, o perfil tem um crescimento orgânico e um bom engajamento do seu público. Confira a ping pong:

Imperatriz Notícias: Como você percebeu que queria seguir carreira artística?

Isadora Hayna Matos: Desde pequena eu já amava ser modelo, pegava as coisas da minha mãe, vestido, batom, sapato, maquiagem, desfilava pela casa e dizia: “Mãe, pronta, é isso o que eu quero”. O que significa Isadora? Isadora é uma luz, eu nasci pra brilhar!

IN: Você é a primeira modelo com Sindrome de Down em Imperatriz, como avalia essa conquista?

Isa: Eu sou a representante do Cromossomos+, e é muito importante [a representatividade] para dar esse apoio, contar a nossa vida, a nossa história, nossa força. Eu sou modelo, influenciadora digital, e atriz e ativista social… Isso é uma conquista coletiva!

IN: Ainda existe muito preconceito contra as pessoas com deficiência, como você lida com isso no dia a dia?

Isa: Eu sofri muito preconceito nas escolas, todo mundo zombava de mim, sofri muito preconceito, me chamavam de gordinha, as pessoas falavam que eu não aprendia… Eu vou lutar, eu vou lutar e fazer a minha parte para que não tenha preconceito e não tenha bullynng comigo. Hoje em dia diminuiu, hoje eu conseguindo conquistar o mundo!

IN: E nas redes sociais?

Isa: Nas minhas redes sociais nunca teve! Só amor, linda, deusa, quando posto caixinha de perguntas, só coisas positivas.

IN: Como funciona o seu processo criativo para as redes sociais?

Isa: Eu tenho minhas rotinas, por exemplo, fazer a minha pele, fazer a minha maquiagem… Eu faço tutorial, falo com minha mãe, vamos fazer uma dancinha, vamos fazer uma maquiagem, vamos fazer as trends do Titktok…

IN: E o que você mais gosta de fazer no Instagram?

Isa: Eu amando fazer os vídeos de culinária, mostrar os looks, a rotina, queremos quebrar esse estereótipo de que a pessoa com deficiência não pode fazer nada, é coitadinha, mostro minha rotina e amo isso.

“Inspiração, ai meu deus, tanta coisa (risos) tem a Maju (Maria Julia de Araujo) que é modelo e na música a Glória Groove que é Drag Queen

IN: Quais são as suas principais fontes de inspiração?

Isa: Inspiração, ai meu deus, tanta coisa (risos) tem a Maju (Maria Julia de Araujo) que é modelo e na música a Glória Groove que é Drag Queen, ela canta, faz tudo, ela é minha inspiração, eu amo essa pessoa, eu tenho vontade de abraçar ela, apertar muito mesmo, meu sonho!

IN: Além de modelo você também é atriz, quais são os seus projetos para 2023 no teatro?

Isa: Vou continuar fazendo teatro e dança e tenho um projeto de ir pra São Paulo fazer um curso de modelo, mas agora não gente. Esse caminho vai dar muito certo, nervosa e amorosa por todos que estão ao redor de mim me ajudando a fazer isso que eu amo. Dança, teatro, eu amo arte.

IN: Você já tem um currículo bem extenso no meio artístico, tem mais alguma coisa que você ainda quer fazer?

Isa: Tenho muitas! Eu quero conquistar o mundo, quero ser dubladora e cantora.

IN: Para finalizar, qual recado você gostaria de deixar para as pessoas que te acompanham?

Isa: Quero pedir que me acompanhem no meu instagram e no tiktok @isamatosofical. Um beijo para vocês!

Serviço:

Para acompanhar Isa nas redes sociais ou contatar:
E-mail: isamatosoficial@gmail.com

Intagram: @isamatosoficial