Enem 2021 com provas nas modalidades impresso e digital

O Enem (O Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 não será diferente do ano passado, quando se iniciou as provas digitais como uma segunda opção para os estudantes que desejam ingressar em  uma Universidade Pública por meio do SISU ou em um Faculdade privada por meio do PROUNI onde o aluno pode conseguir bolsa parcial ou integral. As inscrições desse ano se encerram no dia 14 de Julho, e para quem pretende realizar a prova é importante entender como funciona e como escolher a melhor modalidade da prova.

Para começar a  escolha é necessário ler o edital para saber se no seu estado e município a prova digital estará disponível, pois nem todos os lugares do Brasil ofertarão essa forma de exame, já ao contrário a prova impressa  será ofertada em todo o pais. Outro ponto importante é que só podem fazer a prova digital os alunos que estão no último ano do  ensino médio e os que já concluíram, os tentantes que fazem apenas para praticar os seus conhecimentos e  que não estão aptos a usarem as suas notas só terão a opção impressa.

Caso deseje realizar a prova digital  você precisa  ser rápido, pois segundo o site oficial do Enem, cada município possui um número limitado, o conteúdo será o mesmo  da impressa contendo quatro cadernos de questões das áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática e uma redação, cada prova é composta por 45 questões de múltipla escolha.  A estudante do ultimo ano do  ensino médio, Michele, 17, optou por fazer a versão digital e está ansiosa para ter essa experiência, já que o ano passado ela realizou a prova de forma impressa por ser tentante.

A diferença das provas é apenas que a digital será aplicada nos computadores dos laboratórios em que acontecerá a realização do exame  e não será permitido que seja feito em computadores pessoais, e a impressa será da forma que já conhecemos, em cadernos de papel . As provas  serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e  as inscrições podem ser realizadas no site do INEP https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ .