Em 7 meses Imperatriz alcança imunização completa de 20% da população.

Nesta quarta-feira, 18/08, a prefeitura municipal de Imperatriz alcançou a marca de 52.377 (cinquenta e dois mil e trezentos e setenta e sete) de pessoas com imunização completa, ou seja, pessoas que receberam as duas doses da vacina contra covid ou que tenham recebido vacina com dose única. 

Para o Ministério da Saúde, só é considerado imunizado quem recebeu as duas doses, e em Imperatriz os imunizados com as duas doses representam aproximadamente apenas 20% da população do município. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2020), Imperatriz teria em 2020 uma população estimada de 259.337 habitantes.

Já em relação aos vacinados com apenas uma dose, os que ainda não receberam a segunda, o município alcançou 54% de vacinados, um total de 141.390 (cento e quarenta um mil e trezentos e noventa) imperatrizenses receberam a primeira dose.

As primeiras doses da vacina foram recebidas em 19 de janeiro de 2021 e foram aplicadas em profissionais da saúde. Até o momento, o município recebeu 203.523 doses de vacinas distribuídas entre a primeira e a segunda dose num intervalo de quase 7 meses.

A vacinação por idade para quem vai receber a primeira dose foi suspensa no município no dia 13 de agosto, e segundo a prefeitura, retornará até o fim desta semana com pessoas acima de 18 anos.

Enfermeira segura dose de vacina em ponto de vacinação em Imperatriz / Foto: José Carlos Almeida



Ocupação Geral de Leitos em Imperatriz

A ocupação de leitos no município está em queda, neste mês a ocupação geral de leitos está abaixo de 31% , no mês passado, no mesmo período a ocupação era de 35%. Porém no mês passado o município contava com mais 116 leitos que foram desativados pelo município e pelo governo do Maranhão devido a queda nas internações.