Semana do Surdo celebra a cultura e identidade surda

Atividades e ações voltadas para valorização da cultura e identidade surda. (Foto: Prefeitura de Imperatriz)

Por Janayna Sousa

Acontece de 25 a 29 de setembro a Semana do Surdo, com diversas atividades nas escolas, com o objetivo de fomentar políticas de inclusão da comunidade surda na sociedade e ambiente escolar. A semana teve sua abertura nesta segunda-feira,25, na praça da Bíblia, durante a abertura o público prestigiou os alunos e professores com apresentações culturais e artísticas.

Com a semana repleta de atividades e ações voltadas para valorização da cultura e identidade surda, a Escola Bilíngue está trazendo a programação itinerante de literatura surda, bem como danças, jograis em Libras, literatura surda por meio da história da Rapunzel surda, podcast surdo, performances musicais, contação de piadas e declamação de poemas nas escolas. Uma programação organizada pela prefeitura municipal de Imperatriz juntamente com a secretaria municipal de educação, Secretaria Municipal de Educação (Semed)  do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi). 

O evento foi criado com o propósito de mostrar as habilidades e os projetos desenvolvidos por mais de 40 estudantes atendidos na Escola Bilíngue. “A novidade desse ano é que todas as escolas vão parar as atividades de sala de aula, pois foi calendarizado a Semana do Surdo, para falarmos sobre a valorização da língua, a cultura e a identidade surda”, relata a gestora da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, Elisandra Lima, em uma matéria para o site da prefeitura.

Para a professora de Libras surda, Beatriz Elisama, a lei 10.436 do ano de 2002  foi um grande marco para a comunidade surda e essa interação  com os surdos e ouvintes possibilitou essa acessibilidade a vários lugares. “É uma importância para a comunidade surda o mês de setembro, porque a comunidade vai ter  uma visibilidade para o que ele é capaz. Então nós da comunidade surda nos sentimos muito felizes e  isso mostra o nosso protagonismo surdo”. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas. São cerca de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda.


Siga a rede social da escola bilíngue: Instagram | escolabilinguetelasco