Tolerância e fé: Em Imperatriz religiões juntas na busca pelo amor, paz e igualdade

Tolerância e fé: Em Imperatriz religiões juntas na busca pelo amor, paz e igualdade

Procissão pluvial de Santa Tereza D'Ávila - Foto: Mauricio Santos

Como na grande maioria das cidades brasileiras, Imperatriz tem o seu início de dogmas, enraizado na igreja católica. Em 16 de julho do ano de 1852, chegava pelas águas do Rio Tocantins, Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, carregando consigo uma imagem de Santa Tereza D’Ávila, que logo daria nome à cidade e então ali se tornaria a padroeira local. A igreja católica tem grande influência até os dias de hoje sobre a população local e ainda serve como base de apoio, se assim podemos dizer, para outras religiões que aqui existem.

Três religiões distintas se mantêm de mãos dadas para levarem juntas, o amor, a paz e a igualdade aos seus fiéis. Umbanda, Espiritismo e o Santo Daime, são crenças que se aproximam no que diz respeito a vários quesitos. Pregam muito pela simplicidade, creem na reencarnação dos espíritos e estão diretamente ligadas à natureza como fonte maior de conexão com o sobrenatural.

Umbanda

Ao longo dos anos, foram sendo instituídas, outras religiões dentro da cidade, as de matrizes africanas, como é o caso da Umbanda e Candmblé, vieram por herança dos nossos ancestrais quilombolas, tendo no Maranhão, concentração inicial na região dos Cocais e Baixo Mearim. Hoje em Imperatriz, há cerca de 22 terreiros, como são chamados os templos da prática religiosa, que é dirigida e tem seus cultos comandados por um Pai ou Mãe de Santo.

Em Imperatriz foi fundada a ASTERCMA (Associação de Terreiros de Cultura e Religião de Matriz Africana), que cumpre para além do culto, com um papel social na cidade, no que diz respeito ao compreender dessas religiões tão marginalizadas pela sociedade.

Clauber Roberto Santos, presidente da associação, é umbandista a mais de trinta anos e diz que o que mais vê na sua prática religiosa, são os ensinamentos do amor e compreensão entre as pessoas, independente de suas crenças. Segundo ele, as religiões de matriz africana, sempre estiveram muito abertas a debates com as outras religiões de maior aceitação comum dentro da sociedade imperatrizense.

Encontro de representantes de terreiros na Câmara Municipal de Imperatriz

“Respeito! A palavra é respeito, pois a gente vive em um mundo pluricultural, vivemos num mundo cheio de diversidade e que precisa de paz, amor e união. Que é o lema da nossa umbanda e candomblé”

Clauber Santos – Umbandista

As cerimônias festivas são muito aguardadas pelos adeptos da Umbanda em cada período específico. É o momento em que os participantes fazem uso das suas melhores e mais valiosas indumentárias. Utilizam os adornos de acordo com as cores de sua entidade e procuram com muita cor e brilho, representar o seu santo de comunhão.

Em Imperatriz os terreiros mais antigos são: Terreiro do Pai Índio, Terreiro do Pai Pain, Terreiro do pai João de Sara, Terreiro da Mãe Marcelina do Boi, Terreiro de Mãe Escurinha, Finada Maria Codó, Finada Maria Sagrada e Finada Maria Bacana.

 

 

 

Santo Daime

Praticantes do Santo Daime na sede localizada no Bananal - Foto: arquivo da Fraternidade Jardim Salomão

Surgiu na região amazônica nas primeiras décadas do século XX, e consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base fundamental a ingestão da bebida enteógena, a ayahuasca, essa bebida causa alucinações. Por ser uma religião cosmocêntrica, ou seja Deus está em todas as coisas, inclusive nas pessoas, seus seguidores utilizam o chá para desenvolver esse olhar mais aguçado para si.

Em Imperatriz a Fraternidade Jardim Salomão é a comunidade de maior expressão desse seguimento religioso. Tendo como dirigente Lília Diniz, maranhense que também é cantora, poetisa , musicista e como ela mesmo se denomina “viajeira dos quintais planetários”.

O grupo surgiu na cidade há cerca de dez anos e  conta com mais de 40 integrantes diretos, que cuidam, preparam e celebram seus dogmas no local.

Seu objetivo é a cura e o bem estar dos seus, em algumas de suas preces é utilizado expressões como “dai-me amor”, “dai-me fé”, “dai-me cura”, pois quem toma o chá tem que está pronto para receber as dádivas vindas de Deus.

Curandeiro! Curandeira!

Todo teu destino, arruma tuas trouxas, tuas ervas e teus unguentos.

Distribui alegremente o que recebeste como dom.

Ama a tudo e todos sabendo que é no amor que se encontra a essência da cura.

Aparta-te da da desmedida recompensa, sejam elas metais ou honrarias.

Livra-te das críticas, competições e invejas, e tudo aquilo que possa opor a teu ofício.

Vamos curandeiro! Avante curandeira!

Toma teu destino. Arruma tuas trouxas, tuas ervas, teus unguentos e vá curar-se.

Sê a cura! Sê a arte!

Que a dor e o sofrimento alheio nunca lhe sejam indiferentes, mas que também não te fira, posto que a compaixão é quem anima e inspira a tua arte.

Poesia: Lília Diniz

Lília Diniz

Em algumas perguntas, a daimista Lília Diniz esclarece um pouco mais sobre seus dogmas. Confira:

Imperatriz Notícias: Como e quando surgiu o Santo Daime em Imperatriz?

Lília Diniz: Conheci o Santo Daime em 2008, na cidade de São Luís, na igreja estrela Brilhante, coordenada pelo sobrinho do Mestre Irineu Serra. Iniciamos em 2013 com o núcleo criado por Valéria Amorim, minha filha. Com o retorno dela à Brasília, que coincidiu com  meu retorno a Imperatriz, em 2016,  assumi a coordenação local  desde então.

IN: Quantos praticantes tem na cidade de Imperatriz?

LD:  Não temos a certeza de quantos praticantes, pois existem pessoas que frequentam núcleos fora da cidade. Em nosso grupo temos uma média de 40 pessoas praticantes.

IN: Qual o maior objetivo da religião ?

LD: Um dos objetivos do trabalho, resumidamente falando, é melhorar a vida e as relações interpessoais!

IN: Como, onde e quando ocorrem as reuniões?

LD: Iniciamos os encontros nos quintais de nossas  casas. Hoje temos uma chácara no povoado de Bananal. Nos encontramos quinzenalmente.

IN: Vocês utilizam o chá de Ayahuasca em todas as reuniões?

LD: Sim. Os encontros são guiados pela “força” da bebida, que para nós é sacramento divino.

IN: Como vocês adquirem o chá e quem é responsável por ele? 

LD: O chá que comungamos é feito na Fraternidade Rosa da Vida, nossa sede, que fica no Distrito Federal.  Participamos do “feitio” sempre, que é um momento especial para os “daimistas”. Preparar o chá é se aprofundar no auto conhecimento. A pessoa responsável pelo chá no DF é o Mestre Iran Magno e em Imperatriz sou eu mesma.

O Santo Daime ainda é uma religião pouco praticada na cidade e Imperatriz, mas devido ser uma vertente alternativa, tem levado muita curiosidade ao olhar das pessoas. Tendo o chá a ayahuasca como um dos seus principais símbolos, a religião se diferencia de algo muito comum. Lília conta que a preparação do chá é minuciosa, detalhista e requer muito cuidado, pois é algo feito com muito amor.

“a Folha é catada, em meio a muita oração e respeito. Lavada e triturada para juntar ao cipó e à água para fervura em altas temperaturas”

Lília Diniz – daimista

Entenda um pouco sobre a Ayahuasca, bebida utilizada nos cultos do Santo Daime.

Espiritismo

De acordo com dados do IBGE, o espiritismo é considerado a quarta religião com maior número de fiéis em Imperatriz, cerca de 1.135 pessoas que são espíritas na cidade.

Cleto Louza Cruz, um dos representantes e fundadores de um dos maiores centros espíritas da cidade de Imperatriz, contou algumas curiosidades da doutrina. na doutrina não existem rituais, acreditamos nas manifestações dos espíritos, só morre o corpo físico, o espírito é eterno, reencarnação, angelitude- espíritos perfeitos.

Em meados de 1950, o espiritismo chegou em Imperatriz, através de um dos pioneiros da doutrina na cidade, Leôncio Pires Dourado que trouxe palestras e orações espíritas em reuniões e encontros com seus amigos, foi um dos homens que fundou o primeiro centro espírita de Imperatriz, chamado Centro Espírita Gastão Pereira. Logo após, surgiram outros centros, o Centro Espírita André Luiz, que atualmente não existe mais; o Centro Espírita José Grosso, que possui uma característica muito forte através dos trabalhos assistenciais nos bairros da cidade, ele também possui uma escola para as crianças mais carentes e o Lar São Francisco de Assis, para abrigar os idosos. Que foi criado dentro do movimento espírita por Adesso Baiano, grande percursor do dogma na cidade. Estes foram os primeiros e principais centros espíritas da cidade de Imperatriz.


CEAL - Centro Espírita André Luiz

Atualmente existem oito centros espíritas espalhados pela cidade, orientados pela Federação Espírita Brasileira. O centro espírita Gastão Pereira e o Centro Espírita Campanha da Fraternidade Cristã, que é inserido dentro do Lar São Francisco, ficam localizados no centro da cidade, o Centro Espírita André Luiz, fica no bairro Bacuri, o Centro Espírita José Grosso fica na região próxima do Entroncamento, e o mais recente, Centro Espírita Meimei, no Jardim São Luís.

Além dos núcleos dentro dos centros, que atendem as periferias e demais localidades da região através dos trabalhos sociais, como por exemplo, o núcleo Bezerra de Menezes, onde os integrantes dos centros, uma ou duas vezes por semana, fazem enxovais para recém nascidos e os distribuem nas maternidades e outros hospitais da região.

Os praticantes da doutrina afirmam que o trabalho social do movimento espírita é uma das formas de mostrarem um pouco do que é o espiritismo para a sociedade, não só levando a palavra e a pregação da doutrina, mas também, levando o pão e o agasalho para os necessitados. O Centro Espírita José Grosso, conhecido na região pelos trabalhos sociais, completou, esse mês, 40 anos de atividade, e uma das cabeças do grupo, Maria Helena Ventura, baiana, assistente social, veio morar na cidade por volta dos anos 70 e até hoje continua no campo de atuação do centro.

Cleto conta sobre os desafios enfrentados diante do preconceito que existem com os seguidores da doutrina, para ele, as pessoas enxergam com medo e receio a doutrina espiritista. Mas ainda sim, ele explica que o prejulgamento da sociedade não é algo que os afeta, a doutrina espírita, é como qualquer outra religião, com seus preceitos e conceitos, que prega a fraternidade e o amor entre os homens, de acordo com as suas características.